O que é uma reunião ordinária e extraordinária?

Perguntado por: equaresma9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A diferença essencial entre reunião ordinária e extraordinária é que essa primeira está prevista na legislação, e deve acontecer de forma obrigatória, pelo menos uma vez ao ano, para que assuntos do interesse de todas as partes sejam tratadas.

extraordinárias, as que se realizam em dia ou horário diferente do fixado para as ordinárias. O presidente da Câmara pode convocar, a qualquer tempo, reunião extraordinária quando, a seu juízo, as circunstâncias o recomendarem ou houver necessidade de deliberação urgente.

Qual a diferença entre assembleia ordinária e extraordinária? A assembleia ordinária, também chamada de Assembleia Geral Ordinária – AGO deve ser convocada uma vez por ano pelo síndico, que é o responsável e deve estar de acordo com o que estabelece o artigo 1.350 do Código Civil.

ORDINÁRIA é anual e obrigatória, para prestação de contas e aprovação da proposta orçamentária, podendo tratar de outros assuntos. EXTRAORDINÁRIA ocorre a qualquer momento, sempre que necessário, podendo tratar de qualquer assunto.

A diferença essencial entre reunião ordinária e extraordinária é que essa primeira está prevista na legislação, e deve acontecer de forma obrigatória, pelo menos uma vez ao ano, para que assuntos do interesse de todas as partes sejam tratadas.

Conheça 5 principais tipos de reunião corporativa

  • Reunião de pauta e planejamento.
  • Reunião de feedback.
  • Reunião de informação.
  • Reunião brainstorm.
  • Reunião de treinamento.

Assembleia Geral Ordinária (AGO), é uma reunião obrigatória e que deve ocorrer uma vez por ano. Normalmente para prestação de contas, aprovação da previsão orçamentária e, quando necessário, para eleição de síndico.

Diferente da assembleia ordinária, a assembleia extraordinária pode ser convocada a qualquer momento pelo síndico ou por um grupo de moradores. O ato de convocar uma assembleia geral extraordinária pode fugir ao planejamento de um síndico para as atribuições da semana e da rotina dos moradores.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) é um tipo de reunião dos acionistas. Conforme o acordo com as normas da empresa emitente, a convocação pode ser realizada para tomar decisões sobre qualquer tema de interesse social.

Como funciona a Assembleia Geral Extraordinária
Como o próprio nome diz, a Assembleia Geral Extraordinária é um evento extraordinário realizado sempre que algum assunto de interesse do grupo precisa ser submetido à votação dos participantes, como prorrogação do prazo do grupo), dentre outros.

A distinção entre a reunião e a assembleia não é apenas a denominação e sim o fato de que a reunião comporta simplificações procedimentais não admitidas para as assembleias, a começar pela convocação (artigo 1.152, § 3o, do Código Civil).

Quem deve assinar a ata? A ata deve ser assinada pelo secretário e pelo presidente da mesa, cargos geralmente escolhidos no início da assembleia pelos presentes.

Assembleia Geral Ordinária (AGO): o que é e como funciona. No mercado financeiro, uma assembleia geral ordinária (AGO) envolve a convocação dos acionistas de uma empresa para decidir sobre determinados temas. Ao qual deve, obrigatoriamente, ser convocada ao menos uma vez por ano pela diretoria.

Além das obras, a reunião extraordinária de condomínio deve ser convocada em caso de mudança de destinação do edifício (art. 1.351) e de destituição de síndico. Todas essas situações são especiais e fogem da rotina condominial.

1 Que não segue o que é usual ou costumeiro: Um fato extraordinário mudou o rumo da conversa. 2 Que não está programado ou previsto; que não é regular: Precisou marcar uma reunião extraordinária para discutir a questão. 3 Que está muito além do comum; excepcional: Tem uma capacidade de trabalho extraordinária.

O que é Ordinário:
Ordinário é também aquilo que não tem destaque, que é medíocre, vulgar. No sentido figurado, ordinário é aquele indivíduo que é mau caráter, mal educado, obsceno, com maus instintos.