O que é uma reta transversal?

Perguntado por: zmoraes4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Reta transversal é aquela que corta um feixe de retas paralelas. Se uma reta v corta uma reta r de um feixe de retas paralelas, então, ela cortará todas as retas desse feixe.

Ruas Transversais são as ruas que se ligam com as ruas estruturantes e foram denominadas na pesquisa como transversais porque conectam as ruas estruturantes com as ruas locais da área pesquisada.

As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

Caso seja formado um ângulo reto, pode-se afirmar que se trata de uma perpendicularidade. Quando se diz que um caminho ou trajeto deve ser traçado perpendicularmente, significa que este precisa ser transversal em referência ao outro.

Quando duas retas paralelas são cortadas por uma transversal, elas formam 8 ângulos, sendo que os ângulos agudos são congruentes entre si, os obtusos são congruentes entre si, e um ângulo agudo mais um obtuso somam sempre 180°.

Quando as retas se cruzam, elas são conhecidas como concorrentes, e quando elas se cruzam formando um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°, essas retas concorrentes são conhecidas também como perpendiculares, então podemos afirmar que: Duas retas são perpendiculares quando o ângulo formado entre elas é de 90°.

Sendo assim, ângulos alternos internos são aqueles que estão na região interna das retas paralelas e em lados alternados da reta transversal.

Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto.

Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).

Retas reversas são retas que estão em planos diferentes, então possuem nenhum ponto em comum.

Quando representadas, as semirretas são indicadas por uma seta em um dos lados, que demonstra o sentido infinito. No exemplo abaixo, temos a semirreta de origem A que passa pelo ponto B. Denotamos a semirreta de origem em A e que passa pelo ponto B com duas letras maiúsculas e uma pequena seta acima.

As retas podem estar na horizontal, vertical ou inclinada.

Uma reta é um conjunto de pontos.
Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito. No exemplo abaixo, caso prosseguíssemos desenhando a reta em qualquer de suas direções, jamais terminaríamos, pois a reta é infinita.

Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t). Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas.