O que é uma restrição Renajud?

Perguntado por: uoliveira5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A restrição por meio do sistema RENAJUD é medida que serve para tornar efetivas as medidas judiciais na ação de busca e apreensão, além de permitir ao credor fiduciário reaver o veículo.

Restrição de transferência Renajud
233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de fazer a transferência do veículo em até 30 dias é uma infração média, com multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da medida administrativa de remoção do veículo.

Se você conseguiu obter a numeração do processo e também sabe em qual órgão que ele se encontra, basta acessar o site e inseri os dados na numeração dos processo. Com isso, será possível identificar qual é a causa de origem do bloqueio RENAJUD para seu veículo.

Habilitação no Sistema – O sistema RENAJUD possui três tipos de habilitação: Administrador, Máster e Operador. As habilitações no sistema são cumulativas, podendo o usuário ter uma ou mais habilitações.

Desse modo, o juiz leva em conta seus bens como penhora. Ou seja, se você não realizar o pagamento para o outro condutor, o seu veículo será recolhido como forma de pagamento. Então, um veículo com restrição Renajud não pode ser apreendido de fato, é recolhido pela justiça como forma de pagamento.

Usuários: Os usuários autorizados para o uso do sistema são os Magistrados e os servidores por ele cadastrados. Acesso: O acesso se dá através do https://renajud.denatran.serpro.gov.br/login.html por meio de Certificado Digital.

Quando tempo dura um bloqueio judicial? A verdade é que não existe prazo definido, um bloqueio pode continuar enquanto a dívida não for paga ou o devedor não se manifestar no processo. O bloqueio dos valores ou bens não será retirado enquanto você não regularizar a sua situação no processo.

Sempre que a obrigação for adimplida, caberá ao mesmo juiz que inseriu o bloqueio Renajud, solicitar a baixa através do mesmo meio utilizado para a inserção (acesso à base RENAVAN ou ofício).

Bloqueio Judicial
Esse tipo de bloqueio ocorre por meio de uma ordem judicial, que determina como solução: penhorar o veículo. Ou seja, você entrega o seu veículo como garantia da dívida que o processo gerou na justiça. É basicamente um tipo de garantia.

O que é restrição judicial de veículo, afinal? A restrição judicial se ilustra por uma ordem judicial que se aplica sobre um veículo. Isto é, na maioria das vezes o proprietário tem uma obrigação de fazer que, por não realizar voluntariamente, leva à restrição.

Basta fazer a consulta de dados cadastrais da Olho no Carro. Com essa consulta, além de saber o Renavam e chassi do veículo, você poderá descobrir se o veículo tem alguma restrição ou impedimento.

Para retirar o bloqueio RENAJUD, é preciso ajuizar uma ação chamada “Embargos de Terceiro”. Portanto, a primeira coisa é procurar um advogado especialista em direito de trânsito que atue na sua cidade ou região.

Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis. No caso de empresas, o valor necessário para manutenção e pagamento de salários não pode ser bloqueado.

Em regra, a poupança não pode ser bloqueada. O artigo 833 do Código de Processo Civil declara que essa modalidade de conta bancária é impenhorável: Art. 833.

A forma mais eficiente de evitar o bloqueio judicial da conta-corrente é sempre pagar as suas dívidas.

Para fazer a pesquisa completa, é preciso entrar nos sites do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).