O que é uma responsabilidade coletiva?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Esse termo diz respeito a um indivíduo ou grupo, seja uma empresa ou qualquer junção entre pessoas, que adotam comportamentos, ações e posturas que atuam no bem-estar da sociedade em seu entorno. Simplificando, o termo foca na questão da coletividade e das pessoas que estão envolvidas na construção do todo.

Responsabilidade pode ser definida como cumprir com o dever, de assumir as consequências dos atos praticados. A responsabilidade também é a obrigação de cumprir promessas, cumprir o que prometemos.

O conceito, definido como responsabilidade social individual, inclui o envolvimento de cada pessoa em relação à comunidade onde vive, mostrando interesse para o que está acontecendo na sua comunidade ou na resolução de alguns dos problemas locais.

Tipos de responsabilidade social

  • Responsabilidade Social Empresarial. ...
  • Responsabilidade Social Corporativa. ...
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA) ...
  • Responsabilidade Social Individual.

A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

O principal intuito da responsabilidade social nas empresas é estabelecer padrões para uma gestão ética, focada no bem-estar dos colaboradores e da comunidade. Além disso, ações também devem estar voltadas para a redução de impactos no meio ambiente.

Responsável é o adjetivo que qualifica algo ou alguém que é capaz de responder pelos seus próprios atos ou pelas ações de outras pessoas, ou seja, que assume a responsabilidade.

O princípio da responsabilidade consiste na imposição de consequências jurídicas à violação (omissiva ou comissiva) do ordenamento jurídico pelo Estado e seus agentes na execução das atividades administrativas.

Pode-se afirmar, portanto, que responsabilidade exprime ideia de restauração de equilíbrio, de contraprestação, de reparação de dano.

O que é: Respeitar, considerar e responder aos interesses de demais partes interessadas, além de proprietários, conselheiros, clientes ou associados. Como se faz na prática: Identificar as partes interessadas, seus interesses, preocupações, direitos legítimos e capacidade de engajamento.

A responsabilidade civil direta, também chamada de simples ou por ato próprio, é aquela em que o agente do dano é o responsável por sua reparação. Deriva de fato causado diretamente pelo agente que gerou o dano.

A responsabilidade contribui para o avanço do desenvolvimento pessoal, pois um profissional responsável ganha mais confiança dos seus líderes e passa a ter liberdade para fazer tomadas de decisões e amadurecer nas suas funções.

A responsabilidade social interna focaliza os seus colaboradores e seus dependentes. O seu objetivo é motivá-los para um desempenho ótimo, criar um ambiente de trabalho favorável e contribuir para seu bem estar.

Princípios da responsabilidade social

  1. Accountability. ...
  2. Transparência. ...
  3. Comportamento ético. ...
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas. ...
  5. Respeito pelo estado de direito. ...
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento. ...
  7. Respeito pelos direitos humanos.

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática

  1. Minimizar o impacto ambiental. Todo segmento causa impacto no meio ambiente. ...
  2. Promover ações de voluntariado. ...
  3. Criar programas de capacitação. ...
  4. Desenvolver ações de saúde. ...
  5. Doar para instituições sociais.

Responsabilidade social (RS) é uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade, incluindo aí iniciativas voltadas ao público interno, como um treinamento de colaboradores, e também externo, como um projeto que envolve a comunidade do entorno.

Três pilares da responsabilidade social empresarial
Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental.

A RSC, conforme literatura especializada, é aplicada especialmente nas grandes organizações. Envolve preocupações com os funcionários ou o ambiente de negócios. A RSE abrange um campo mais amplo, preocupando-se com a qualidade de vida de todos os usuários do espaço interno da empresa.

Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir de sua posição como governante ou legislador.

A responsabilidade social corporativa atua no trabalho com ética e transparência, dentro do escopo de gestão empresarial, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões, as quais podem impactar o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento das empresas.