O que é uma resenha crítica exemplo?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

A principal característica deste gênero de resenha é o uso do tom crítico, ou seja, a capacidade de interpretar os pontos mais importantes do tema e opinar a respeito, tendo como base textos e informações de outras fontes que possam complementar o argumento apresentado.

Qual a estrutura da resenha? Do ponto de vista estrutural, de acordo com Fiorin, a resenha apresenta a seguinte organização: Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros).

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.). Para um bom desenvolvimento desse gênero, é preciso pesquisar e estudar bastante sobre o objeto a ser resenhado. É estruturalmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final. Abaixo do título, insira seu nome, instituição e e-mail, tamanho 10, em letra itálico e texto centralizado.

Dicas para elaborar um resenha crítica

  1. Analise a obra com atenção. ...
  2. Busque informações sobre o autor ou autora do documento. ...
  3. Atente-se às normas da ABNT. ...
  4. Use linguagem impessoal. ...
  5. Faça a referência da obra. ...
  6. Elabore a introdução. ...
  7. Desenvolva o texto.

Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.

Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

Quais são os principais tipos de resenha? Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

O início deve trazer o tema da dissertação, explicando ele e fazendo uma relação com algum contexto específico que será desenvolvido ao longo do texto. Aqui é onde o contexto e as informações sobre a temática principal são trazidas, sendo explicadas de maneira direta e concisa.