O que é uma releitura de um texto?

Perguntado por: umoura3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.

Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração.

Releitura é diferente de cópia. É uma obra inspirada em outra obra (interpretações de uma obra original) ou seja, é possível identificar a original na qual foi inspirada, portanto releituras estão livres de direitos autorais.

Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.

A releitura pode ser criada com objetivo de homenagear o artista principal, como forma de crítica de contexto ou situação especifica, ou simplesmente para inspirar um novo contexto na releitura. Encontramos grandes artistas plásticos renomados que fizeram releitura de obras de artes.

Como o próprio nome já diz, a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

A releitura será sempre coerente com a compreensão que o aluno constrói na leitura de uma imagem/obra. Cada leitura revela o nível de complexidade cognitiva e o aprimoramento das ideias estéticas do aluno. A esses dois aspectos devem-se as diferenças entre as leituras e as releituras produzidas na escola.

As releituras, ditas aqui agora no sentido de quando o leitor lê novamente uma mesma obra, possibilitam uma maior absorção, compreensão, interpretação, da mensagem contida no livro.

É cópia ou não é cópia? Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.

A releitura parte da percepção sensível de uma experiência livre, individual e significativa. A cópia, enquanto exercício, percorre outro caminho e não permite à criança vivenciar inteiramente sua natureza.

A releitura de Obras de Arte na Educação Infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos pintores famosos, promovendo o processo criativo de cada criança e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte ...

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular seus alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte. Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos.

É a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico da imagem.

A linguagem visual tem como objeto de estudo os elementos visuais (ponto, linha, plano, volume, luz, cor, textura, espacialidade e suas interações) que são formadores da imagem visual.

A obra de arte mais importante do mundo pode ser considerada a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. É o quadro mais visitado de todos, provocando filas enormes no museu do Louvre para a contemplar e tirar fotos.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

A releitura pode ser definida como uma nova interpretação de uma obra de arte com um novo estilo, novos materiais ou técnicas, mas sem fugir da Page 12 composição e do tema da obra original.

As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. Um dos problemas da leitura linear é o hábito do “já li, não preciso reler”. Sempre é preciso reler porque sempre é preciso repensar.

A artista costuma se basear em sua própria figura e sua experiência corporal para fazer suas pinturas.