O que é uma relação emocional e afetiva?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Enquanto a afetiva se refere aos relacionamentos amorosos, a emocional tem a ver com todo tipo de relacionamento e comportamento. Ser emocionalmente responsável é entender como suas ações afetam os sentimentos e o desenvolvimento das pessoas ao seu redor.

O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal. O termo “afeto” abrange tanto a componente emocional como a componente sentimental.

No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo.

Significado de afetivo
Que diz respeito à afetividade, aos sentimentos. Que possui afeição ou características afetuosas. Refere-se aos sentimentos ou às afeições.

Relativo a afeto, que tem ou em que há afeto; afetuoso. afeto: afeição, amizade, amor. Ele é muito afetivo com os amigos dele.

Responsabilidade emocional
Enquanto a afetiva se refere aos relacionamentos amorosos, a emocional tem a ver com todo tipo de relacionamento e comportamento. Ser emocionalmente responsável é entender como suas ações afetam os sentimentos e o desenvolvimento das pessoas ao seu redor.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade. Por sentimento entende o estado afetivo brando, suave [...]. Assim, são os sentimentos de alegria, tristeza, júbilo, ódio, medo, raiva[...]

A análise mais simples separa os afetos em positivos (amor, carinho, fraternidade, compaixão, generosidade etc.) e negativos (ódio, desgosto, desprazer, frustração, decepção).

O amor está acima das emoções e não se reduz a elas.
Ao contrário, o afeto é uma manifestação afetiva em que se expressam, por meio de gestos, palavras e ações, o que se sente pelo outro.

Distinguem-se cinco tipos básicos de vivências afetivas: humor ou estado de animo, emoções, sentimentos, afetos e paixões.

Na realidade, a emoção diminui, mas não deixa de existir, pois a afetividade, mais controlada e corticalizada, é componente permanente da ação. Por isso, a representação e a reflexão que ela possibilita, reduzem os efeitos da emoção.

Conheça as 5 emoções universais

  • Medo. O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. ...
  • Raiva. A raiva excessiva e constante pode ser muito nociva para a sua vida, mas sabia que essa emoção também funciona como um mecanismo de proteção? ...
  • Alegria. ...
  • Nojo. ...
  • Tristeza.

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

A vida afetiva é a esfera psíquica que dá a cor, o brilho a todas as vivências do ser humano, tentar negar a afetividade nos condena a uma vida vazia, sem um real sentido. É a partir de uma vivência saudável que poderemos afirmar se temos ou não saúde mental.

A comunicação afetiva aproxima as pessoas e gera um clima de confiança, uma vez que a sensação de bem-estar contagia a todos que estão em volta. Para os funcionários de uma empresa, por exemplo, será muito mais fácil produzir num ambiente em que se sintam bem e acolhidos.

Um exemplo é no caso de uma pessoa que conviveu com uma avó carinhosa e respeitosa, então essa pessoa desenvolve um sentimento de muito amor por ela, um afeto positivo. De afeto deriva a palavra afetividade, qual define a capacidade de experimentar os fenômenos afetivos.

Que é carinhoso e afetuoso: 1 carinhoso, afetuoso, amoroso, meigo, terno, cuidadoso, doce, afável, amistoso, cordial, humano, sensível, sentimental, atencioso, amorável, querençoso, meiguiceiro, dedicado, devotado, afeiçoado, afeto, fraterno, apaixonado, suave.

Afetividade é a demonstração de um sentimento de querer bem, de ter carinho ou cuidado com outro alguém. Ela também pode ser considerada responsável por criar laços entre as pessoas mesmo quando não há interesses sexuais envolvidos. Está relacionada a uma amizade mais querida.

O QUE É A RESPONSABILIDADE AFETIVA? A responsabilidade afetiva é, de acordo com a psicologia, o ato que uma pessoa tem de se responsabilizar pelo afeto e pelas expectativas que as demais pessoas criam a seu respeito, sejam elas de amor, de amizade, de coleguismo etc.

Ter responsabilidade afetiva é assumir o próprio papel dentro de uma relação. Não se trata de corresponder às expectativas do outro por completo, o que é uma situação impossível, e sim de cumprir sua função com integridade, respeito e sem abrir mão da autenticidade.