O que é uma região polarizada?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Região polarizada: é a organização de região planejada próxima às metrópoles que forma um polo influente. Por exemplo, São Paulo faz parte de uma região polarizada economicamente.

Zona urbana é o espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende ao conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.

O Complexo Regional Centro-Sul é uma das três regiões geoeconômicas do país e é composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte de Minas Gerais e uma pequena área de Tocantins e Mato Grosso.

Como a polarização pode ter dois perfis, de desenvolvimento ou crescimento, a distância entre as aglomerações diminui a área de influência dos polos, e consequentemente, fortalece o desenvolvimento das aglomerações mais periféricas.

Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território.

Alguns exemplos de cidades brasileiras que passaram pelo processo de conurbação são Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba (na verdade, praticamente todas as capitais do país são conurbadas com outras cidades), além de Londrina (PR), Campinas (SP) e muitas outras.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

Segundo o IBGE, a região mais urbanizada do Brasil é o Sudeste, onde 93% dos habitantes vivem nas cidades. O Nordeste, embora concentre o maior número relativo de municípios, possui 73% de sua população nas cidades, sendo a região menos urbanizada do país.

No Brasil, esta definição fica a cargo dos municípios. Eles devem seguir os conceitos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o Censo de 2010, o mais recente e ainda em vigência, o rural é definido por exclusão à área urbana.

Considerando que a urbanização moderna é um processo estreitamente ligado à industrialização e ao capitalismo, os países mais urbanizados do mundo são: Mônaco (100%), Bélgica (97%), Holanda (89%) e Alemanha (86,6%). No caso dos países subdesenvolvidos, a urbanização é um processo mais recente.

A CRONOLOGIA DA URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos. Até 1950 o Brasil era um país de população majoritariamente rural.

Confira, a seguir, alguns benefícios: modernização; melhores condições de vida, como saneamento básico, acesso à saúde e à educação; industrialização.

Amazônia

Apesar de ser o maior complexo regional brasileiro, a Amazônia apresenta os menores índices de povoamento, com densidades demográficas em níveis muito baixos.

Região Sul

A Região Sul é a menor região do Brasil em área territorial, com uma população de 27,4 milhões de habitantes e densidade demográfica de 50,31 habitantes/km². É composta por três estados, sendo eles: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Sul e no Sudeste há mais desenvolvimento porque as políticas do país são mais concentradas nessas regiões. Onde estão as indústrias de grande porte e os maiores investimentos? No Sul e Sudeste”, destaca. Segundo ele, há a necessidade de uma política de desenvolvimento regional para o Nordeste brasileiro.

Ondas mecânicas
Uma onda mecânica transversal com vibração em apenas uma direção é uma onda polarizada. O som é um exemplo de onda mecânica que não sofre polarização, já que é uma onda longitudinal. Uma corda sendo periodicamente balançada em apenas uma direção é um exemplo de onda polarizada.

A polarização pode ser entendida como o processo de “filtrar” ondas, no qual elas são selecionadas de acordo com sua direção de vibração, após passarem por um material que serve como filtro, denominado de polarizador.

Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz passe somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz passa pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz.

Conurbação é a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.