O que é uma redação escolar?

Perguntado por: udias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.

A redação é um processo de escrita que tem o objetivo de expressar, de forma analógica ou digital, as informações que queremos. Ou seja, é a estruturação de um texto, por meio da ligação entre palavras, orações, parágrafos etc, cujo objetivo é transmitir uma mensagem ao leitor.

As redações podem ser dissertativas, descritivas ou narrativas.

Parágrafos organizados e bem estruturados
Sua redação deve ter pelo menos três parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa organização é essencial para que seu texto esteja bem encadeado. Além disso, saiba delimitar bem cada uma dessas partes do texto.

De forma resumida e bem objetiva, a redação deve ter três partes:

  1. Introdução.
  2. Desenvolvimento.
  3. Conclusão.

Tipos de redação mais comuns

  • Textos narrativos. ...
  • Textos dissertativos-argumentativos. ...
  • Textos descritivos. ...
  • Textos injuntivos. ...
  • Textos jornalísticos. ...
  • Carta.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

Quando vamos começar a produção de texto, geralmente, há um tema a ser seguido. Portanto, foque no tema a ser abordado e comece a pensar nos tópicos a serem escritos. O que pode causar confusão em muitas pessoas é o título – que é diferente do tema – que é o “nome” que você dará para seu texto.

Dicas para fazer uma boa conclusão

  1. Seja breve e não fique “enchendo linguiça” Uma conclusão não deve ser muito longa. ...
  2. Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. Na introdução, tudo o que será abordado deve ser apresentado ao leitor. ...
  3. Resuma tudo o que foi dito. ...
  4. Apresente soluções para o que foi abordado.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Toda redação que se preze deve ter um começo, meio e fim, ou em outras palavras, tese, desenvolvimento e conclusão. O raciocínio deve ser exposto de forma coesa, coerente e organizada, de modo que quando lido, se faça entender sem dúvidas.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Em seu sentido mais amplo, um texto é uma exposição de ideias do autor, da mensagem que ele quer transmitir – e diversos meios podem ser usados para isso. Já a redação é necessariamente um texto escrito, seja ele feito à mão ou digital.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

O parágrafo é uma parte do texto entendida como unidade formada por uma ou mais frases em torno de uma ideia central denominada tópico frasal. Por ser considerado um microtexto, o parágrafo apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.