O que é uma realidade abstrata?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

substantivo masculino Realidade que só existe no contexto da imaginação, não possuindo relação concreta nem material: um texto objetivo não pode se basear no campo do abstrato.

Refere-se, por extensão, no que tange à obra de arte e ao processo de criação, suas motivações e origens, a toda forma de expressão que se afasta da imagem figurativa”, assinala Luiz Fernando Marcondes, in “Dicionário de Termos Artísticos”, Ed.

É utilizada para a definição de entidades do mundo real. Sendo onde são criadas as classes. Essas entidades são consideradas tudo que é real, tendo como consideração as suas características e ações, veja na Figura 1 como funciona.

Veja alguns exemplos de substantivo abstrato: Qualidades: honestidade, bondade, beleza e inveja. Noções: tamanho, peso, altura e cor. Estados: velhice, ilusão, pobreza e doença.

Definição. O substantivo abstrato dá nome a sentimentos, ações, estados do ser, características e a tudo aquilo que não se pode “ver” ou “pegar” concretamente, ou seja, aquilo que não tem uma imagem concreta.

28 sinônimos de abstrato para 6 sentidos da palavra abstrato: Que não é concreto: 1 especulativo, imaterial, impalpável, intangível, espiritual, filosófico, metafísico, moral, subjetivo, teórico.

Saudade sentimento abstrato que enche de subjetividade,em busca de um amor ainda não encontrado,por esta preso a um amor não correspondido... O amor é um sentimento tão abstrato que chega a ser concreto. O amor é um sentimento abstrato. Não podemos tocá-lo, não podemos vê-lo.

O contrário de abstrato é: 1 concreto, palpável, real, material, corpóreo, visível, perceptível.

Sistemas abstratos ou conceituais: são compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideias. Tipos de sistemas quanto à natureza: 1. Sistemas fechados: não apresentam interação com o meio ambiente que os circunda.

Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento em que as ideias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos.

É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil.

Abstração é um estado de alheamento do espírito, é ficar fora de si, é um devaneio, é afastar o pensamento, é se abstrair. Por extensão é a falta de atenção, a distração e a desatenção. A locução “fazer abstração de” significa não levar em consideração, não dar importância, não dar crédito, não fazer deferência.

É uma habilidade que envolve a capacidade de sintetizar fatos particulares para o estabelecimento de uma certa teoria sobre algo. O oposto de “abstração” é “especificação”, que é a quebra de uma ideia ou teoria em seus fatos e eventos concretos.

Os substantivos concretos são chamados figurativos porque são construídos com figuras. Os substantivos abstratos são designados como temáticos por serem construídos com temas, isto é, palavras abstratas.

Deus insere-se no grupo dos substantivos concretos, aqueles que «designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de um género, de uma espécie ou de um dos seus representantes», conforme diz a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de C.