O que é uma reação química 2 exemplos?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química. Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar.

Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma. Tudo praticamente envolve química. Até um beijo.

Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes), resultando em um ou mais produtos. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.

As reações inorgânicas podem ser classificadas em: reações de síntese ou adição, de decomposição ou análise, de simples troca e de dupla troca ou metátese.

Exemplos de transformações químicas:
a queima de uma folha de papel; uma comida que estraga; um vinho que azeda; formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.

Exemplo: Quando a vela está acesa, ocorre uma reação de queima ou combustão. A combustão transforma o combustível (nesse caso, a parafina) em outras substâncias: gás carbônico e vapor de água. Quer dizer, a combustão é uma transformação química ou uma reação química.

Na queima de papel, por exemplo, ocorre uma reação química entre a celulose - que constitui o papel - e o oxigênio presente no ar, transformando a celulose em carvão e fumaça - constituída principalmente de vapor d'água e gás carbônico.

As reações químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos promovendo uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos.

As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos.

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. 1.

Já na fabricação do bolo temos uma transformação química: após aquecimento, diversos ingredientes (farinha, ovos, leite, fermento), resultam em uma massa cozida, com consistência macia decorrente da reação que ocorre com o fermento.

Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.

A Química é a ciência que estuda a composição, a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria. Esta pode ser definida como tudo o que ocupa espaço e tem massa e volume, sendo composta por átomos e outras partículas.

Um produto de reação é uma substância formada no decurso de uma reação química, obtida a partir da combinação dos reagentes.

Podemos definir como reação de combustão toda reação que tem um combustível, isto é, um composto que é consumido e produz energia térmica; e um comburente, que na maioria das vezes é o oxigênio presente no ar. No entanto, dependendo da quantidade de gás oxigênio disponível, a combustão pode ser completa ou incompleta.

Em Química, as expressões transformação química e reação química são, em tese, sinônimas, pois se referem a um mesmo conceito, conforme já mencionamos. O mesmo não acontece com transformação física.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

As reações orgânicas podem ser classificadas em três tipos básicos: de substituição, de adição e de eliminação.

Quando duas substâncias químicas inorgânicas interagem entre si, ocorrem reações inorgânicas. Os sais minerais, por exemplo, são originados desse processo, além de outras moléculas importantes para o cotidiano.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.