O que é uma reação decidual e para que ela contribui?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Reação decidual ou de decidualização é uma reação ocorrente durante a implantação do blastocisto na parede do endométrio, durante a segunda semana de gravidez dos mamíferos.

A decidualização é um processo que ocorre no tecido endometrial, que consiste na preparação do útero para a implantação do embrião e o sucesso da gravidez.

A decídua refere-se à camada funcional do endométrio de uma mulher grávida (endométrio gravídico) que se separa do restante do útero ao nascimento.

Durante a reação decidual, os leucócitos que infiltraram o seu estroma produzem interleucina-2, que evita o desconhecimento do embrião por parte do organismo materno, que pode chegar a considera-lo um corpo estranho. Os mecanismos imunológicos mediante os quais a mãe aceita o embrião não são, todavia, bem conhecidos.

Na mulher, a decídua é a parte da mucosa uterina onde a placenta está implantada e que se hipertrofia durante a gestação e que é expulsa durante e após o parto. A decídua é formada a partir da camada do endométrio que recobre o embrião, após ocorrer a nidação. Sua função é conferir proteção ao embrião.

Esta perda sanguínea geralmente resulta da rotura de alguns vasos da decídua (parte mais interna do útero) podem dar origem a um “descolamento do saco gestacional“, tecnicamente chamado de hematoma subcoriônico.

O período fetal, que começa no terceiro mês de gestação, é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.

Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gravidez), o embrião é considerado um feto.

A biópsia de endométrio é um exame no qual se analisam alterações do tecido endometrial por meio de uma amostra de células. O estudo dessa amostra pode evidenciar alterações como sangramentos, presença de células anormais, infecção e processos inflamatórios relacionados à infertilidade feminina.

Significado de Deciduação
substantivo feminino [Medicina] Expulsão da decídua menstrual durante a menstruação. Etimologia (origem da palavra deciduação). Decídua + ção.

Quando atinge o endométrio, que é a camada de revestimento do interior da cavidade uterina, deve ter início o processo de nidação ou implantação embrionária, quando o embrião se fixa ao útero e a gestação começa.

Embora tenha outros papeis, a principal função da placenta é realizar a comunicação entre o corpo da mãe e o feto, facilitando a troca de nutrientes para proteger e sustentar a gravidez.

A placenta é um órgão gerado a partir das células do espermatozoide e do óvulo fecundado. Sua formação começa quando o embrião é implantado no útero, aproximadamente uma semana depois da fecundação do óvulo.

Superfície materna da placenta
A decídua tem três partes: Decídua basal - forma parte da placenta. Decídua capsular - reveste o embrião. Decídua parietal - o restante do tecido decidual.

Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:

  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico.

O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal. A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento.

Logo após o parto, a mulher perde uma quantidade significativa de sangue e de nutrientes “A prática de ingerir a placenta in natura oferece benefícios imediatos para a mulher após o parto, como aporte de ferro e aporte hormonal, e por isso pode ajudar a recompor todas essas vitaminas e nutrientes perdidas no parto”, ...

Segundo os adeptos, a ingestão melhora a produção de leite, dá mais energia e diminui os sintomas da depressão pós-parto. É possível consumi-la em cápsulas (seca, desidratada e em pó), em tintura (extrato líquido), óleo e ainda em creme para a pele, da mãe e do bebê.

Ela é formada por células maternas e do bebê. Após nove meses de intensa atividade, é naturalmente expulsa do corpo da mulher durante as contrações do parto normal. Na cesárea, é retirada depois do recém-nascido. Depois do corte do cordão umbilical, seu destino mais recorrente é o lixo orgânico da maternidade.