O que é uma quarta justa?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os intervalos de 4ª que tem 2,5 TONS de distância são classificados como JUSTOS.

Intervalos de quinta, sexta e sétima
Fazendo a mesma análise para o intervalo de quinta temos que a distância entre o intervalo de quinta ascendente (de dó a sol) é de 7 semitons e o descendente (de dó a fá) é também de 7 semitons e por isso é chamado de quinta justa.

A distância de uma 8ª justa é de 6 tons. Se partirmos de uma nota e alcançarmos a mesma nota (após passar por todas as outras) chegaremos sempre à 8ª justa. Por exemplo: Dó (1ª) - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ (8ª). Isso vai acontecer com qualquer nota, inclusive se a nota de partida tiver um acidente.

Terça maior é o terceiro grau da escala maior ou escala diatônica. Exemplo: na escala de sol maior temos sol (tônica), lá (segunda maior), si (terça maior), dó (quarta justa), ré (quinta justa), mi (sexta maior) e fá sustenido (sétima maior).

O primeiro intervalo que estudaremos será o de 1ª que, pelo que vimos acima, é classificado como JUSTO. Esse intervalo também é conhecido como UNÍSSONO, pois é uma repetição da mesma nota. Se temos uma nota DÓ, indo para a mesma nota DÓ, não temos distância nenhuma, é exatamente o mesmo som, e isso é um UNÍSSONO.

E uma terça é um intervalo de dois tons. Se em outro caso, o Sol é a primeira nota da sequência, a terça é a nota Si: Para começar a entender os intervalos, nós podemos contá-los nos dedos da mão.

Os nomes dos intervalos da escala diatónica são dados pela distância vertical entre duas notas – intervalo de segunda entre duas notas seguidas (distância de 2 notas), terça ou terceira entre duas notas cuja distância é de 3 notas, quarta quando a distância é de 4 notas, etc.

Nos compassos 4/4 (ou simples), existem quatro batidas para cada compasso. O número quatro na parte superior das fórmulas de compasso se refere a essas quatro batidas. O número quatro na parte inferior significa que cada uma das quatro batidas é contada em semínimas.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – – SOL – LÁ – SI.

Entenda que o Semitom é a menor distância entre duas notas, tanto para frente ou para trás. E o Tom é a soma de dois semitons. Ou seja, 1 Tom é a soma de 2 meios tons.

– A nota Sol está uma quinta acima de , e a escala de Sol maior apresenta uma alteração, a nota F#.

Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".

Imagine o central no instrumento. Se você seguir executando nota por nota para a região mais aguda do teclado, naturalmente encontrará um outro dó. Esse intervalo de dó a dó é chamado de uma oitava. Assim vale para as outras notas (ré a ré, mi a mi, e por aí vai).

Assim tempos de d -2 até dó7 Existe ao total 8 oitavas que vai da oitava -2 a oitava 7 e mais a nota dó 7 O instrumento acústico que possui todas as notas é o grande órgão.

Sol Maior (que é o quinto grau de Dó Maior) tem um acidente (F#).

A terça maior tem como característica ser composta por dois tons ou quatro semitons. Observe o teclado abaixo: Temos as notas Dó e Mi, se contarmos vamos ter quatro semitons, então definimos que este intervalo é de Terça Maior (3M).

s. f. Quinta-feira anterior ao Domingo da Páscoa.