O que é uma proposição particular?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Na lógica aristotélica uma proposição é um tipo particular de sentença, a saber, aquela que afirma ou nega um predicado de um sujeito.

Algumas palavras paroxítonas são acentuadas. Neste caso, a proposição é particular afirmativa, pois afirma que alguns membros da classe das palavras paroxítonas são também membros da classe das palavras acentuadas. Essa proposição não afirma nem nega que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

As proposições podem ser simples, quando apresentam apenas uma sentença, e compostas quando são formadas pela combinação de duas ou mais proposições simples. "O céu é azul" é um exemplo de proposição simples, já a sentença "O céu é azul e as nuvens são brancas" é um exemplo de proposição composta.

“Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas”.

São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

As particulares negativas mostram que alguns itens de uma primeira classe não pertencem à segunda classe. Por exemplo: algumas palavras oxítonas não são acentuadas. Abraços!

Não são proposições: frases exclamativas, interrogativas, opinativas, as expressões de desejo, as expressões de sentimentos, as interjeições, orações imperativas, e aquelas que contenham variáveis (sentenças abertas).

Para descobrir se uma frase é proposição lógica, você pode seguir as seguintes regrinhas: 1) Se a oração for interrogativa, exclamativa, imperativa ou optativa, então ela não será proposição lógica. 2) Procure por um verbo. Se a frase não possuir verbo, então não será proposição lógica.

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F).

A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. Do particular para o geral chama-se indução, do geral para o particular chama-se dedução.

Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

Proposições são usualmente consideradas como o conteúdo de crenças e outros pensamentos representativos. Elas também podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferência, intenção, como em "Desejo um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

A palavra proposição tem sua origem na palavra em latim propositione, sendo assim escrita com pro na primeira sílaba: pro-po-si-ção.

Proposição “vem de propor” que significa submeter à apreciação; requerer um juízo. Trata-se de uma sentença declarativa – algo que será declarado por meio de termos, palavras ou símbolos – e cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro ou falso.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Proposições simples são aquelas formadas por apenas uma proposição. Exemplos: - O balde é de ferro. - A bola é azul.