O que é uma proparoxítona eventual?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Canais De Marketing Digital. Uma proparoxítona Acidental ou Eventual acontece com as paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Nesses casos, é possível entender que, por exemplo, em secretária, história, inventário e tantas outras são paroxítonas e também que são “proparoxítonas eventuais”.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

São proparoxítonas as palavras que têm a maior inflexão de voz na antepenúltima sílaba. Todas as proparoxítonas são acentuadas, inclusive as proparoxítonas aparentes*, salvo a expressão per capita e o substantivo performance, por não pertencerem à Língua Portuguesa.

A palavra “possível” não é proparoxítona, já que sua sílaba tônica é a penúltima, ou seja, é uma paroxítona.

Todas as palavras proparoxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima) são acentuadas: lúcido, século, próximo.

As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.

É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

antepenúltima

Proparoxítonas: são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, trânsito, xícara, úmido, mágico, lâmpada, ótimo, médico, fanático.

Palavras proparoxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na antepenúltima sílaba, como LÂMpada, ÁRvore, MÉdico, PÂnico.

Uma palavra tem de ter no mínimo três sílabas para ser classificada como proparoxítona: plástico (plás-ti-co);

Paroxítona é uma palavra que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua penúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.

As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).

Por sua vez, brincar (brin-car) e razão (ra-zão) são palavras agudas (ou oxítonas), porque o acento tónico recai na última sílaba.

As palavras são proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica: âncora (ân-co-ra); ângulo (ân-gu-lo); antídoto (an-tí-do-to);