O que é pressão psicológica no trabalho?

Perguntado por: eguimaraes7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A violência psicológica no trabalho também conhecida como assédio moral tem sido bastante comentada na sociedade hoje em dia. Tal violência é definida como qualquer conduta abusiva contra a dignidade ou integridade física do funcionário, que ameaça seu emprego e deixa um clima muito ruim no local de trabalho.

Como identificar esse tipo de violência? A violência psicológica no ambiente de trabalho são ações que ferem ou afetam a autoestima de alguém. Não só insultos diretos, mas também piadas, insinuações, fofocas, além de todas as situações que levem a exclusão social do colaborador em seu ambiente de trabalho.

A violência psicológica aparece de forma sutil e intermitente, por isso pode ser tão difícil de detectar. Fique atenta aos sinais e não tenha vergonha de pedir ajuda para superar algo assim.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA É CRIME E VOCÊ PODE DENUNCIAR
Prevista desde a criação e aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), a violência psicológica ganhou mais uma dimensão punitiva em julho deste ano, com a criação do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, por meio da Lei 14.188 de 2021.

Tortura psicológica também é crime. A Lei 9.455/97, que define os crime de tortura, dentre as condutas ilícitas descritas, prevê que quem constrange alguém a prestar informação ou declaração, sob ameaça ou violência, resultando em sofrimento físico ou mental, comete o crime de tortura.

No caso do assédio moral no trabalho não é assim, dependendo do tipo de assédio que você sofre, as formas de provar mudam.
...
Para provar este tipo de assédio moral, você pode utilizar:

  1. Testemunhas;
  2. Fotos;
  3. Vídeos;
  4. Gravação de áudio.

Os quatro tipos de pressão psicológica

  1. Positiva. A pressão psicológica positiva é aquela que nos dá iniciativa. ...
  2. Negativa. Existe uma pressão psicológica negativa ao tentar persuadir ou forçar alguém a agir de uma forma que pode ser autodestrutiva. ...
  3. Interna. ...
  4. Externa.

Por exemplo, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a auto-estima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras.

Ela pode causar problemas como depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas. . Também afeta o corpo provocando alterações no sono, distúrbios alimentares, abuso de álcool e outras substâncias. .

Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado, são alguns exemplos que ...

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Um ato de humilhação no trabalho pode assumir muitas formas, incluindo ridicularização, insultos, zombaria, sarcasmo, críticas públicas, piadas de mau gosto, entre outros. Qualquer comportamento que afete negativamente a autoestima e a dignidade do funcionário pode ser considerado um ato de humilhação.

O valor da multa prevista é de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 20 mil em caso de morte da vítima.

Para quem está sofrendo com a pressão, o mais importante é buscar ajuda. Esse auxílio pode vir de familiares e amigos, que entendam a situação e ajudem quem está sofrendo a lidar com ela.