O que é uma preposição simples?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

A proposição composta é formada por duas ou mais proposições simples. Para formar essa conexão lógica composta é utilizado o conectivo e, que possui o símbolo de ^. Exemplo utilizando outro conectivo. “Ou te darei um beijo, ou te darei um tapa”.

Construção de tabelas verdade
A tabela verdade de uma proposição formada por n proposições simples terá 2n linhas.

São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre, trás. 2.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

As preposições ligam dois termos em um enunciado para estabelecer algum tipo de relação entre eles. Elas podem ser essenciais ou acidentais. Algumas se contraem com artigos.

Preposição é classe das palavras que ligam duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Na frase "casa de Luís", por exemplo, a preposição "de" estabelece uma relação de posse entre os substantivos "Luís" e "casa".

As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.

Uma proposição geral é aquela cujo assunto tem um alcance muito amplo. Tal proposição não é necessariamente imprecisa. “Nossa empresa respeita o meio ambiente” e “Nossa empresa se preocupa com as causas sociais” são proposições gerais, e não há razão alguma para discutir as reivindicações que estão fazendo.

Não são proposições: 1) frases interrogativas: “Qual é o seu nome?” 2) frases exclamativas: “Que prova complicada!” 3) frases imperativas: “Fique calado.” 4) frases sem verbo: “O livro de receita.” Exemplos “x é maior que 2”; “x + y = 10”; “Z é a capital do Brasil”.

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos:

  1. Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero.
  2. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

Uma Proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa. Uma Função Proposicional é uma sentença declarativa contendo uma ou mais variáveis que se torna uma proposição quando valores parti- culares (interpretações) são atribuídos às variáveis.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.