O que é uma posição ortostática?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A posição ortostática deriva da palavra “ortostatismo”, que significa ficar em pé. Ou seja, posição ortostática significa a posição em que um indivíduo encontra-se ereto, sobre seus pés, com os braços estendidos paralelos ao corpo.

O posicionamento em ortostatismo facilita a drenagem de urina da pelve para a bexiga, diminuindo a retenção e as chances de um quadro de infecção das vias urinárias pela estase e ascensão de microrganismos a bexiga, ureteres e rins.

Essa posição é quando o paciente encontra-se deitado de costas, com as pernas estendidas e membros superiores ao lado do corpo. Essa posição é bastante usada para exames do tórax, parte anterior do abdômen e extremidades.

POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima. POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.

Hipotensão ortostática é a manifestação da regulação anormal da pressão arterial decorrente de várias condições e não constitui doença específica. Evidências cada vez mais sugerem que distúrbios do controle hemodinâmico postural aumentam o risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas.

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

Normalmente, há respostas cardiovasculares compensatórias quando uma pessoa que está em decúbito dorsal, se reposiciona para posição ortostática. Essas compensações incluem: Aumento da contratilidade cardíaca e frequência cardíaca.

Significado de Ortostatismo
[Medicina] Distúrbio que, causado por estar prolongadamente de pé, pode afetar o funcionamento dos órgãos. Etimologia (origem da palavra ortostatismo).

O uso da prancha ortostática auxilia indiretamente na redução do tempo de internação e das complicações secundárias e sequelas decorrentes ao imobilismo, resultando na melhora da qualidade de vida.

O uso do ortostatismo pode promover benefícios hemodinâmicos e cardiorrespiratórios, como: o aumento da ventilação, melhora da relação ventilação-perfusão e melhora da função cardiorrespiratória.

A posição pode ser usada para aumentar a função respiratória em pacientes com sobrepeso e obesidade, aliviando a pressão na cabeça. Dito isto, há riscos de hipotensão e redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, pescoço e área genital.

Segundo a jornalista, a posição litotômica “é também conhecida como posição ginecológica ou posição do frango assado: a paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas afastadas e erguidas em estribos, enquanto o médico examina a área, sentado em um banquinho”.

14) Na posição de canivete ou (ou de Kraske) o paciente é colocado em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.

Pode ser referido como: Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

Na hipotensão ortostática leve o paciente deve sentar-se ou deitar-se ao sentir tonturas. Quando a pressão arterial baixa é causada por medicamentos, eles devem ter suas doses ajustadas ou serem mesmo interrompidos.

Elevar as pernas acima do nível do coração para redirecionar o fluxo sanguíneo e aumentar a pressão arterial.

Posicionar o paciente em decúbito lateral. Posicionar o paciente em decúbito lateral. Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.