O que é uma porta pivotante?

Perguntado por: imello . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

O nome “pivotante” vem justamente do seu mecanismo de abertura, que é feito por meio de pivôs (ou pinos) instalados na parte inferior e superior da porta, na mesma direção. Esses pinos servem para fixá-la verticalmente, no chão e no batente, fazendo-a girar em torno de um eixo vertical.

Desvantagens da porta pivotante
O modelo pode não possuir uma vedação adequada, o que prejudica o controle térmico, luminoso e acústico de um ambiente. Se você for optar por usá-la como porta de entrada, é fundamental escolher um modelo feito em material bem resistente, como madeira maciça, por exemplo.

A porta pivotante é estável
A principal vantagem de uma porta pivotante é a sua estabilidade. Todo o conjunto é suportado por um pivô no chão e por outro pivô no topo da porta. O funcionamento da porta pivotante é semelhante ao da de abrir.

Os tamanhos de porta pivotante mais procurados são: – 2,10 m de altura x 1 m de largura (já permite a passagem de objetos grandes); – 2,10 m de altura x 1,10 m de largura; – 2,10 m de altura x 1,30 m de largura (possui uma abertura maior, deixando o ambiente ainda mais sofisticado).

Algumas fechaduras eletrônicas possuem máquinas mais reforçadas assim como a contratesta. Assim, as portas pivotantes são muito seguras, também! Basta aliar um material de qualidade e uma boa fechadura, como em qualquer modelo de porta.

A porta pivotante permite o uso de peças de vidro mais pesadas e largas, uma vez que o apoio está nos pinos. Eles fazem a porta girar e se apoiar em um eixo vertical. Assim, a aplicação distribui melhor o peso e facilita a movimentação.

As medidas recomendadas para uma porta pivotante, seja ela uma porta de madeira pivotante, uma porta pivotante de vidro ou de outro material, são de no mínimo 80 centímetros de largura total e 2,10 metros de altura. A dimensão mais utilizada é de 1,20 metro por 2,10 metros.

Portas Pivotantes
O funcionamento da porta pivotante é bastante similar ao da porta giro, mas em vez de dobradiças, um pino é responsável pelo seu movimento: o pivô, instalado em cima e embaixo da porta, no local mais adequado.

360 graus

Disponível com ou sem batente, a porta pode girar sobre si mesma até 360 graus de abertura, produzindo um movimento de efeito altamente excitante.

A folga ideal na largura de 8mm.

A porta camarão é composta por duas ou mais folhas que ficam conectadas entre si através de dobradiças, fazendo com que abra para as laterais. Dessa forma, ela consegue isolar toda abertura ou apenas uma parte, deixando metade aberta e outra fechada, além de criar um visual diferente.

O que é uma fechadura para porta pivotante? A fechadura para porta pivotante é constituída por uma peça chamada fecho rolete, a qual permite que a porta abra e feche através da chave. A escolha depende muito da dimensão da porta que vai ser instalada.

A porta lambril possui faixas (lambris) verticais ou horizontais em sua superfície que ficam levemente inclinadas. Em alguns modelos, os lambris são acompanhados por vitrôs ou grades com seteira, folha de vidro que pode ser aberta para passar luz solar. O vidro pode ser transparente, fumê ou esverdeado.

90cm

Porta pivotante – tamanho ideal
Para melhor aproveitar o seu espaço, a porta pivotante deve ter no mínimo 90cm de largura porque perde-se entre 10 a 15cm de passagem quando a porta é aberta.

A porta de giro é a que usa as dobradiças para abrir e fechar, além de contar com um batente para fixação, no qual a folha da porta é encaixada.