O que é uma Pomba Gira Lebara?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Entidade do Candomblé e Umbanda que em yorubá (língua africana) se chama Lebara. É uma entidade (espírito) feminina que trás a força sexual e amor à ambos sexos. Fazendo sempre a caridade.

A Pombagira está sempre gargalhando para afastar o mal e espantar espíritos ruins. Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Como funções/poderes atribuídos encontramos: trabalhar, comandar a madrugada, vencer demandas, carregar mandinga para o fundo do mar, cortar o embaraço, vigiar.

O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos.

Perigosa, gosta de ser agradada com perfumes doces, batons, jóias e rosas vermelhas. Em troca, dá proteção, abre caminhos e soluciona casos de amor, além de serem ótimas em desobssessão e descarrego. Exemplo de uso da palavra Pombagira: Quem quiser macho, basta procurar a Pombagira.

Exu, Elegbara e Legba são, entre os povos iorubas e fon-ewe situados na África Ocidental, divindades mensageiras, dinâmicas, temidas e respeitadas, que devem ser saudadas em primeiro lugar para não atrair confusão ou vingança. São deuses tricksters que questionam, invertem ou quebram regras e comportamentos.

Elegbara ou Bará

  1. Elégbára réwà, a sé awo. O Senhor da Força é bonito, vamos cultua-lo.
  2. Bará Olóònòn àwa fún àgò Exu do corpo, senhor dos Caminhos dê licença.
  3. E Elégbára Elégbára Èsú Aláyé Senhor da Força, Senhor do Poder. ...
  4. A pàdé olóònòn e mo juba Òjísè Vamos encontrar o Senhor dos Caminhos. ...
  5. Mo júbà Òjisè

Sua saudação: "Kóbà láròye Èsù!" (Aquele que é muito falante!).

Pombagira vem sempre para trabalhar e trabalharcontra aqueles que são seus inimigos e inimigos de seus devotos. Considera seus amigos todos aqueles que a procuram necessitando seus favores e que sabem como agradecer- lhe e agradá-la.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Gargalhar é o próprio som do corpo, sua fala sobre algo que adentra, que perpassa. A gargalhada da Pomba-gira não é um adormecimento, ao con- trário, é voz do corpo que derrama, que perpassa o corpo e ecoa. É um giro na razão, constatação desse feminino que incorpora e comunica.

Dia de comemoração:
Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres. Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

Pomba-Gira Cigana é uma entidade amiga especialista em amor e prosperidade. Ela inspira liberdade através de uma figura feminina sagrada. Além disso, ela caminha ao lado de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Conheça as simpatias da Pomba-Gira Cigana para atrair amor e prosperidade.

Tem também a sineta para Exú, que é conhecido por Mavambo na nação Angola.

O atributo de Bará para Exu pode ser desdobrado em obá (rei) + ará(corpo), resultando em Exu Bará como Exu o Rei do corpo. Isso significa que um dos desdobramentos de Exu enquanto divindade é aquele de Rei do corpo, ou seja a parcela dessa divindade que vive em cada um e anima o corpo de cada ser vivo.