O que é uma pneumonia silenciosa?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.

Pneumonia silenciosa é um termo popular que se refere aos casos em que não há manifestação típica da doença. Ou seja, quando há ausência de sintomas de pneumonia. Lembrando que a pneumonia é uma infecção pulmonar que pode atingir diversas partes desse órgão.

Os principais sinais e sintomas indicativos de princípio de pneumonia são:

  1. Tosse persistente com catarro;
  2. Sensação ligeira de falta de ar;
  3. Febre acima de 37,8ºC;
  4. Perda de apetite;
  5. Cansaço excessivo e mal-estar geral sem razão aparente.

Com um hemograma completo é possível verificar se o sistema imunológico está lutando contra uma infecção. Já com uma cultura de sangue, é possível identificar o germe que está causando a pneumonia e também mostrar se uma infecção bacteriana se espalhou para o seu sangue.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Isso porque, quando a inflamação não é tratada, o germe entra na corrente sanguínea, espalha-se pelo corpo e acarreta uma infecção generalizada. O quadro evolui para uma insuficiência respiratória, levando o paciente a precisar de um suporte de ventilação mecânica, cujo risco de morte é considerável.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.

A pneumonia é uma infecção no pulmão, e essa infecção pode se manifestar como dor no meio das costas. Se a dor vem acompanhada de febre, tosse e dificuldade para respirar, provavelmente estes são indícios de uma pneumonia.

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões, desencadeando problemas como tosse, produção de muco, falta de ar e dores no tórax, as quais podem ser intensificadas com uma respiração profunda. Além disso, a pneumonia provoca febre alta, calafrios, alterações na pressão arterial, perda de apetite, mal-estar e fraqueza.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento. O tempo de recuperação dos sintomas pode variar bastante. Por exemplo, a tosse e a febre costumam desaparecer em 48 horas.

Tosse, febre, desconforto respiratório. Sintomas que podem ser de um resfriado, uma gripe, uma bronquiolite ou uma pneumonia. Por ter sintomas não muito específicos, a pneumonia pode demorar a ser diagnosticada e tratada, o que é perigoso, especialmente quando falamos de crianças.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

A característica tomográfica mais frequente da PIL são os cistos aéreos pulmonares, geralmente pouco numerosos, com distribuição difusa pelos pulmões, e muitas vezes associados a opacidades em vidro fosco(4).

Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.

Beber água ao longo do dia ajuda na expectoração do catarro. Além disso, tossir sempre que sentir a presença de secreções e evitar engoli ajuda na remoção. Outra dica é beber em média 2 litros de água, que ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação.

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. “Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar.

É normal e comum que, mesmo após o tratamento correto da Pneumonia, o paciente ainda sinta ''fraqueza'', ou algum tipo de cansaço que podem demorar até uns 30 dias para desaparecer. Se os exames mostram que a infecção foi controlada não há por que se preocupar, apenas siga as recomendações de seu médico.

Tosse, febre, falta de ar, redução do apetite, faz parte do quadro da pneumonia. Clinicamente se ocorreu recuperação desses sintomas e sinais, voce esta curado da pneumonia.