O que é uma planta tetraploide?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

As plantas tetraplóides são normalmente obtidas pelo tratamento de sementes ou plântulas diplóides com colchicina, o qual constitui uma das técnicas mais utilizadas para a duplicação do número cromossômico de espécies vegetais.

Triploides (3n) são estruturas vegetais autopoliploidia com mutação genômica tendo três genomas idênticos (3n - AAA).

Poliplóides são organismos com mais de dois conjuntos de cromossomos. Muitas espécies de plantas de valor econômico, como batata, trigo, algodão e cana, são poliploides.

Os autopoliploides
Se essas células sofrerem dobramento usando colchicina ou orizalina no meio de cultura, resultará no conjunto diploide (2n = 22 cromossomos), porém se mais um ciclo de divisão for interrompido as células ficarão tetraploides (4n = 44 cromossomos).

As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.

O trevo branco caracteriza-se por tolerar umidade e pastejo intenso. Mantém-se facilmente por ressemeadura natural. É semeado de abril a junho e a quantidade de semente a ser usada é de 2 kg por hectare.

De maneira geral, existem quatro tipos de azevém tendo suas sementes comercializadas:

  • Azevém anual (Lolium multiflorum);
  • westerwoldico, ou tipo itálico;
  • Azevém híbrido ( hybridum= L. boucheanum);
  • Azevém perene (Lolium perenne).

O azevém anual (Lolium multiflorum) é uma gramínea forrageira de inverno muito utilizada em regiões temperadas e subtropicais do mundo, e no sul do Brasil a espécie adaptou-se muito bem às condições edafo-climáticas, com bom potencial de produção de massa de forragem e capacidade de rebrote, qualidade nutricional ...

É triplóide (3n), sendo produto da fusão dos dois núcleos polares do óvulo e um núcleo de gameta masculino. É este tecido que assegura o desenvolvimento dos vegetais emergentes, pois é responsável por nutrir e guardar os nutrientes para utilizar depois.

Em geral, no início do desenvolvimento, o endosperma é um tecido triplóide, resultante da fusão de dois núcleos polares haplóides provenientes da célula central do saco embrionário e um núcleo espermático (haplóide) proveniente do grão de pólen.

A triploidia pode ocorrer como resultado da fertilização de um óvulo normal haplóide por 2 espermatozóides normais (dispermia), da fertilização de um óvulo diplóide (erro na meiose materna I ou II) por um espermatozóide haplóide, ou da fertilização de um óvulo haplóide por um espermatozóide diplóide (erro na meiose ...

A principal diferença entre euploidia e aneuploidia é que a segunda remete a modificações no número de um ou mais cromossomos, e, não de uma rede completa, como é a euploidia. Para exemplificar, podemos destacar a Síndrome de Down, em que o indivíduo apresenta ao todo 47 cromossomos.

A auto-fecundação, comum entre as plantas, pode constituir zigotos poliplóides com o dobro dos cromossomas da espécie progenitora. Estes indivíduos ficam isolados reprodutivamente dos seus antecessores constituindo uma nova espécie. Já a Alopoliploidia: acréscimo de cromossomos proveniente de outra espécie.

Uma planta haplóide caracteriza-se por apresentar apenas um conjunto de cromossomos, portanto, são plantas esporófiticas com número de cromossomos gametofíticos, sendo menores e menos vigorosos do que os diplóides, mais sensíveis à doença e fontes de estresse e, sobretudo apresentam alto grau de esterilidade.

Dos 23 pares de cromossomos que possuímos, metade foi herdado da mãe e outro herdado do pai. Sendo assim, temos duas versões de cada gene (alelos), os quais estão localizados em cromossomos homólogos.