O que é uma planta cartográfica?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.

Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.

As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.

2 – Cartas – Representam pequenas áreas com escalas grandes (ou médias). O quadro de representação é aberto, pois a representação continua em outra folha. Por isso, as informações ficam fora do quadro. 3 - Plantas – As áreas representadas são pequenas (casas, bairros, cidades) e por isso as escalas são bem grandes.

Existem dois tipos de escalas cartográficas: numérica e gráfica. A escala numérica expressa o valor em números, enquanto a gráfica utiliza tanto números como uma linha horizontal.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

Cartografia é a ciência e a arte de confeccionar mapas. A cartografia é responsável pela criação, produção e análise de mapas gráficos. A cartografia e Geografia estão ligadas, uma é dependente da outra para descrever de forma correta um local da superfície terrestre.

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A CARTOGRAFIA
A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia. Os mapas são representações da realidade, ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico.

Foram unânimes em afirmar que a cartografia é uma grande auxiliar na interpretação, localização e sistematização do conteúdo geográfico. Em razão disso, procuram, na medida do possível, fazer uso da leitura e interpretação de mapas em todos os conteúdos geográficos trabalhados.

Maquetes: representação física de um cenário. Contém peças que podemos tocar, representando, por exemplo, uma grande cidade, em forma de miniaturas. Plantas: são utilizadas, principalmente, para se construir casas e prédios em geral.

A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.

1. Todo e qualquer vegetal considerado como indivíduo ou como espécie determinada. 2. Vegetal que não dá madeira (por oposição a árvore).

A escala cartográfica é a relação (E) entre uma distância medida no mapa (d) e uma distância medida no terreno (D). As fórmulas abaixo possibilitam calcular qualquer um destes valores. 1 – Para calcular distâncias no mapa: d = D/E Ex: Num mapa de escala 1: 200.000, quantos cm representam uma distância de 45 km?

Escala gráfica: é representada por meio de uma reta graduada em centímetros que indica a relação entre as distâncias reais e as distâncias no mapa.

Escala cartográfica – Fórmula da escala
A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo. Na mesma: E = Escala. d = Distância gráfica (Distância no mapa)

Cartografia é o estudo da representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência estuda, analisa e produz mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada localidade. A cartografia está em constante alteração e envolve recolhimento de dados, investigação científica, além de Matemática, História e tecnologias.

A Cartografia foi a principal ferramenta usada pela humanidade para ampliar os espaços territoriais e organizar sua ocupação. Hoje ela está presente no cotidiano da sociedade, levando soluções para problemas urbanos, de segurança, saúde pública, turismo e auxiliando as navegações.

São cinco os elementos fundamentais para a compreensão de um mapa:

  • título;
  • legenda;
  • escala cartográfica;
  • orientação;
  • projeção cartográfica.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.