O que é uma placa ATX?
ATX é a sigla para Advanced Technology Extended. Esse é um padrão introduzido em 1995 como uma evolução do formato Baby AT, já em desuso. Via de regra, uma placa-mãe ATX deve ter tamanho de até 12 x 9,6 polegadas, isto é, 305 x 244 milímetros.
O que significa a sigla ATX?
ATX significa "Advanced Technology eXtended" e foi desenvolvido até 1995. Se você possui um PC de tamanho "normal", há uma boa chance de possuir uma placa-mãe ATX. Isso torna a ATX a escolha "regular", na hora de comprar um PC ou placa-mãe. A partir do modelo ATX, as placas-mãe podem ter um tamanho maior ou menor.
Qual diferença entre placa AT E-atx?
Nos modelos AT, o único conector soldado na placa-mãe era o do teclado. Qualquer periférico adicional, como o mouse, por exemplo, vinha da placa-mãe por um cabo. Nos modelos ATX vários conectores são soldados na placa e ficam acessíveis atrás do gabinete. Os modelos ATX tem como padrão 305 x 244 mm.
Quais são as placas ATX?
Placa-mãe ATX
ATX é a sigla para Advanced Technology Extended. Esse é um padrão introduzido em 1995 como uma evolução do formato Baby AT, já em desuso. Via de regra, uma placa-mãe ATX deve ter tamanho de até 12 x 9,6 polegadas, isto é, 305 x 244 milímetros.
Quais as vantagens da placa ATX?
Entre outras vantagens, a fonte de alimentação ATX permite que o micro seja desligado por software, o que pode ser muito útil em tarefas agendadas (por exemplo, você pode programar o micro para fazer um download de um arquivo da Internet e se auto-desligar após o download).
Qual o tamanho de uma placa ATX?
ATX (30,5 x 24,4 cm): tamanho padrão de placa-mãe. É a ideal para computadores de mesa que usam, no máximo, duas placa de vídeo e quatro pentes de memória RAM; MicroATX (24,4 x 24,4 cm): placa mais compacta que cabe em gabinetes menores.
Como saber se a fonte é atx?
simples: fonte AT tem DOIS conectores que vão na placa mãe e fios que vão para a chave liga/desliga. ATX só tem UM conector e não há ligação de fios para chave liga/desliga.
Qual a diferença de um gabinete ATX e BTX?
No formato ATX, a placa-mãe é instalada no lado direito do gabinete enquanto no formato BTX, ela se encontra no lado esquerdo. Os chipsets e os slots foram reorganizados com o objetivo de otimizar a dissipação do calor gerado pelos dispositivos que estão usando clocks mais altos e, consequentemente, gerando mais calor.
Qual a diferença entre ATX e ITX?
Mini ITX: Mini Information Technology extended, esse modelo é menor que o micro ATX. A diferença real, além do tamanho, está na capacidade de upgrade do sistema. Com placas menores, há a retirada de slots. Então, se você pretende ter autonomia para realizar atualizações, opte pelos modelos maiores, como ATX e EATX.
Qual a fonte utilizada AT ou ATX?
As fontes AT são os tipos mais antigos, muito utilizadas na década de 1990, específicas para gabinetes e placas-mãe AT e apesar de ainda serem encontradas, caíram em desuso com o surgimento das fontes ATX que são as fontes utilizadas atualmente, específicas para gabinetes e placas-mãe ATX.
O que tem dentro de uma fonte atx?
Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia e recebe esse nome por possuir, grossamente falando, um controle de chaveamento que "liga e desliga" a passagem de energia de forma a gerar e fixar uma tensão de saída.
O que é uma placa Mini ATX?
As placas-mãe MicroATX (uATX) possuem apenas 244 x 244 mm e pode ser utilizada utilizada em aplicações onde menos de 4 slots são necessários com o melhor custo benefício. A placa-mãe Micro-ATX possibilita a mesma integração de uma placa ATX, mas com dimensões um pouco menores, balanceando performance e expansibilidade.
Qual marca de fonte ATX é boa?
AEROCOOLFonte ATX KCAS 400 W Full Range AerocoolKCAS 400W
Este modelo é fabricado pela Aerocool, utilizando componentes de qualidade confiável. É uma fonte para PC mais básica, que não possui alta potência, mas apresenta um bom desempenho com bom custo-benefício.
Como saber se a fonte é compatível com a placa?
Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.