O que é uma pessoa zé povinho?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

É usada para identificar pessoa desqualificada socialmente. Zé, é uma forma popular de exprimir o homem do povo. Povinho, é o diminutivo de povo (habitante de uma localidade). Zé povinho é uma expressão descriminatória, usada para indicar uma pessoa simples, ralé.

2. [Informal] Pessoa do povo. Plural: zés-povinho ou zés-povinhos. Plural: zés-povinho ou zés-povinhos.

Significado de Bola zé: Trocar ideias com outras pessoas.

Apesar de ser expressões usadas pela facção, algumas também são amplamente disseminadas e outras, ao longo dos anos, ganharam novos sentidos. Por exemplo: cabuloso, corre, cagueta já viraram uma gíria popular. Então, vale ressaltar que não é porque alguém usa um ou outro termo, que a pessoa é ligada ao grupo.

No tráfico há também um vocabulário próprio, assim como no meio dos estelionatários. Neste, por exemplo, ''chiquita'' quer dizer cheque; ''banho'' significa deu golpe em alguém, e ''prego'' - palavra que, aos poucos está ganhando também as ruas - quer dizer aquele que não conhece gíria.

- Zizinho foi o jogador mais completo que a minha geração acompanhou quando era jovem. Ótimo passe, drible, finalizador, sabia ser criador e artilheiro perfeito para os padrões da época.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

A palavra tem origem em uma escola de budismo da China, que tem como prática a busca pela autodisciplina e meditação contemplativa. Assim sendo, passou a ser usada para descrever pessoas que têm a mente relaxada e bem cuidada para lidar com os desafios do dia a dia sem se deixar levar pelos conflitos interiores.

Expressões do “dicionário da comunidade” são utilizadas em contextos informais, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. “Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

É um símile de sexo anal passivo. Uma ruela (na verdade, uma "arruela") é um anel por onde é inserido o parafuso. Um Zé-(ar)ruela, portanto, é alguém que é penetrado. Estranhamente, na tradução brasileira dos Simpsons, Homer refere-se ao filho Bart como um "zé-ruela", uma tradução muito infeliz para "why, you little!"

"Dar o cano"
Quando estamos falando sobre alguém não cumprir com uma promessa ou não comparecer a um lugar que tenha dito que iria. Ex: "He stood me up" ("Ele deu o cano em mim").

1. Bras. Pop. Reprovação, impedimento, corte: Candidato que levava bola-preta, não entrava para o clube.

9. O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

This is 'Slang Tip' #46! A expressão de hoje significa 'SEDUZIR/PASSAR UMA. LÁBIA'.