O que é uma pessoa viciada em trabalho?

Perguntado por: omedeiros . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Workaholic vem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho.

Aconselhamento e psicoterapia

  1. Participar de workshops onde possa trabalhar as suas habilidades emocionais.
  2. Aprender técnicas para gerenciar o estresse que sente quando não está trabalhando.
  3. Participar de grupos de apoio com colegas que estão na mesma situação.
  4. Entender as razões pelas quais busca refúgio no trabalho.

Mudanças de humor ou de comportamento
Ela pode se tornar mais reservada, introspectiva e até apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza. Dependendo do tipo de entorpecente consumido, o dependente também pode se tornar impaciente ou assumir posturas extremamente agressivas sem motivo aparente.

Uma pessoa é considerada viciada quando faz uso abusivo de substâncias químicas, intoxicando o organismo. O indivíduo perde o controle em atividades que lhe trazem prejuízos pessoais. Torna-se inábil em vários setores da vida, causando conflitos sociais, familiares, prejuízos à saúde, e para o ambiente de trabalho.

7 sinais de que você é um workaholic

  1. Você é o primeiro a chegar... e o último a sair.
  2. Você não tem Hobbies.
  3. Você está constantemente estressado.
  4. Você nunca faz uma pausa para o almoço.
  5. Você verifica seus e-mails a cada cinco minutos.
  6. Você fica impaciente com todos os outros colegas.
  7. Você tem apenas um assunto para conversar.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Uma das principais causas para o vício em trabalho é o desejo de afastamento de outros problemas. Segundo Fassel, autora de Working Ourselves to Death, a “enorme ansiedade e problemas psicológicos não resolvidos são mantidos à distância pela atividade incessante do viciado em trabalho”.

O que um vício causa no organismo
Quando o vício é formado é porque de alguma forma a substância ou a prática afetou o sistema de busca e recompensa do nosso cérebro, seja através dos neurotransmissores ou por alteração hormonal ou até mesmo lesão.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

O Primeiro dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade
Em todo o mundo são 3 milhões de mortes por ano pelo uso do Álcool, segundo a OMS. Na faixa etária de 20 á 39 anos.

1- Álcool. O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade.

Sendo assim, podemos dizer que o vício é o desejo incessante do corpo por uma substância ou atitude compulsiva, o que causa uma busca exagerada por isso. Além disso, pessoas viciadas em algo não são capazes de parar com essa atitude, nem se afastar do objeto.

48 sinônimos de viciado para 5 sentidos da palavra viciado: Que é dependente de um vício: 1 dependente, adicto, toxicomaníaco, toxicômano.

Normalmente, pessoas viciadas perdem o estímulo para a vida e começam a entrar numa degradação moral que, quase sempre, as leva à depressão e a perdas como dinheiro, amigos, família, emprego, saúde e, finalmente, perda da alma.

Dentre os tipos de vícios mais comuns entre os jovens, podemos citar o alcoolismo e até mesmo o vício em celulares. No entanto, as drogas ilícitas também não podem ficar de fora desse contexto. Embora isso varie de indivíduo para indivíduo.

Insatisfação pessoal. Um workaholic tende a ter dificuldade em sentir satisfação com o próprio desempenho e sempre pensa que não fez o suficiente no trabalho. Passa a ser cada vez mais dependente do reconhecimento dos outros, fato que tende a prejudicar sua autoestima e, muitas vezes, suas relações com os outros.