O que é uma pessoa traíra?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

substantivo masculino e feminino [Popular] Pessoa que trai, que engana; traidor, enganador: trabalho com um traíra que ainda vai me causar problemas!

O peixe de água doce chamado Traíra é conhecido popularmente como Lobó e Tararira. Hoplias malabaricus. Sua espécie é distribuída em todo território nacional. A Traíra habita águas paradas de lagos, represas, brejos, remansos e rios, tendo preferência por barrancos com vegetação, onde espreitam e emboscam suas presas.

A diferença entre a traíra e o trairão está principalmente no tamanho. O peixe trairão pode chegar a pesar 10 quilos a mais do que a traíra. Outro método de verificação está na observação da língua: a da traíra é áspera, enquanto o trairão possui língua lisa.

As traíras vivem em rios e lagos da América Central e da América do Sul. No Brasil, há sete espécies nomeadas e pelos menos outras cinco já descobertas, aguardando um nome científico.

A cor é marrom ou preta manchada de cinza. A traíra pode atingir 60 cm e pesar até cinco quilos.

Como as traíras erram muito o bote nesse tipo de pescaria e podem acabar abocanhando a linha, recomendaria esse procedimento. Por causa do baixo diâmetro da linha de 40 lb. O ideal é fazer um líder curto, cerca de 40 cm, com monofilamento de 0,40 mm a 0,50 mm.

A origem da palavra traíra está na língua Tupy, onde o termo tareýra, significa “que arranca a pele”. E em inglês as traíras são conhecidas como wolf fish, que significa peixe lobo. As línguas são muito distintas, mas ambas indicam que este é um peixe feroz.

Traíra Inteira S/ Espinhas – R$ 44,90 Kg.

Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado o Bacalhau Brasileiro. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.

Características: Este peixe é considerado um grande predador. Sua coloração é marrom ou preta manchada de cinza. Possui escamas, olhos e boca grandes, dentes afiados e nadadeiras arredondadas. Podem alcançar até 60 centímetros de comprimento e pesar cerca de 3 quilos.

Traíra gosta de presa viva
Kauan Pittella explica que as traíras comem presas vivas e, por isso, se interessam por iscas artificiais que imitam peixes, anfíbios, insetos, minhocas e até aves e mamíferos. As traíras estão presentes no Brasil inteiro, em qualquer lagoa.

PODE TER DADO ORIGEM À EXPRESSÃO “PESCADOR DE LOBÓ”
Lobó é uma das formas que a traíra (Hoplias spp.) também é conhecida. Não se sabe exatamente se foi por conta das traíras que surgiu a expressão. Mas, na teoria, pescador de lobó, sem ser de maneira pejorativa, significa também pescador de traíras.

ou Lobó é um peixe carnívoro de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios.

Uma informação muito importante é que elas nunca ficam no meio dos rios, e costumam se abrigar perto de galhos e da vegetação à beira dos lagos. A traíra costuma ficar próxima a galhadas e vegetações.

O trairão, de aparência pré-histórica e cara de mau, é um dos peixes mais vorazes da região amazônica. Ele pode atingir um metro de comprimento e pesar 20 quilos. Peixe de escamas, corpo cilíndrico, de boca e olhos grandes, tem dentes caninos bastante afiados.

O recorde já foi homologado por órgão nacional. O pescador esportista, Eduardo Monteiro, pescou um “trairão”, espécie de peixe de água doce conhecida no Pará, Amazonas e Mato Grosso, de 97 centímetros e 29 lbs, que é a medida de peso utilizada.

O "blobfish", como é denominado em inglês, uma criatura rosada capaz de suportar a pressão de grandes profundidades marinhas - e cujo aspecto parece fazer menção a esta circunstância - tem sido vítima da pesca de arrasto.