O que é uma pessoa sínica ou cínica?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Cínico, com c, é utilizada para se referir a uma pessoa que demonstra fingimento, descaramento, deboche, sarcasmo, cinismo, cara de pau. Sínico, com s, tem uma utilização muito reduzida e se refere a algo relativo à China ou relativo aos chineses.

Que se refere ou pertence à China. Característico do território chinês ou próprio da China: transações econômicas sínicas em Pequim. [Linguística] Diz-se da junção das línguas faladas na China e em Taiwan.

As pessoas cínicas e dissimuladas são sedutoras, simpáticas, não poupam elogios ao interlocutor, se fazem de amigas e confidentes até conquistarem sua confiança. Posteriormente, mostram sua verdadeira intenção.

Um exemplo de cinismo seria se uma pessoa vê que há um banco faltando uma das pernas e o coloca de modo que pareça que o mesmo está bom para sentar-se, então uma pessoa senta naquele banco e acaba caindo. Em seguida, a pessoa que colocou o banco danificado ali, oferece ajuda, atuando como se fosse uma boa pessoa.

Primeiramente você deve demostrar para a outra parte que você valoriza as ideias e opiniões dela. Após isso, você precisa demostrar em atitudes o que foi tratado apenas em palavras, de modo que a outra parte perceba que você é alguém congruente com aquilo que é propagado por sua boca.

Como se livrar do cinismo

  1. Por que uma pessoa se torna cínica. Um cínico pertence a um tipo especial de gente. ...
  2. A solução. O primeiro passo é admitir que se tem o problema. ...
  3. Faça uma “auditoria” nas suas amizades. ...
  4. Alimente a curiosidade. ...
  5. O cinismo não é de todo ruim. ...
  6. “Tudo é ótimo desde que seja na medida certa.”

Os cínicos viviam rejeitando valores sociais, poder, fama e dinheiro, desacreditando que isso poderia trazer a felicidade verdadeira. Viviam apenas de acordo com a natureza, libertando-se de convenções para tornar-se autossuficientes.

O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.

[Gíria] Refere-se a algo ou a alguém que se destaca ou se distingue em relação aos demais: comportamento icônico.

Cético, além de se referir a uma pessoa que não acredita ou não tem fé, também pode se referir a pessoas que possuem o costume de questionar as crenças ou as ideias sobre um assunto. Assim, cético pode ser definido como o indivíduo que costuma questionar as verdades absolutas ou popularmente aceitas.

Origem do cinismo
Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

Seja cauteloso, de maneira geral
O cínico pode voltar-se contra você, se as circunstancias assim determinarem, e usar suas informações a favor dele. Além disso, seja cauteloso quando alguém assim falar mal de outras pessoas para você.

Sonsa faz coisas por de baixo do pano, e depois fica toda quietinha, se fingindo de boa pessoa. Cínica tá fazendo as coisas, vc tá vendo ela fazer e ela fica dizendo " não, não foi eu".

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope.

Os cínicos gregos e romanos clássicos consideravam a virtude como a única necessidade para a eudaimonia (felicidade) e viam a virtude como inteiramente suficiente para alcançar a felicidade.

A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas.

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.

Antístenes

RESUMO: A fundação do movimento filosófico cínico tem tradicionalmente sido atribuída a Antístenes de Atenas. Diógenes de Sinope, o mais conhecido filósofo cínico da antiguidade, teria se encontrado com Antístenes.

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.