O que é uma pessoa Sapiofilia?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

substantivo feminino [Psicologia] Atração sexual pela inteligência, pelo excesso de conhecimento que alguém demonstra ter. Etimologia (origem da palavra sapiofilia). Sapio, do latim sapien "inteligência" + filia, do grego phile "atração, amor".

Conforme Marcela, “sendo a inteligência um fator que determina a capacidade de sobrevivência, habilidades cognitivas e a capacidade de resolver problemas podem gerar sensações de segurança, admiração e afiliação, características que contribuem para o desejo sexual”.

Estima-se que 8% dos adultos são sapiosexuais, ou seja, o fator que mais os excita sexualmente são os neurônios. Quem prefere e escolhe pessoas inteligentes para um relacionamento amoroso não deveria ser encarado como novidade nem tema para artigos.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca.

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

Uma das características marcantes das pessoas inteligentes é a curiosidade insaciável. Elas estão sempre em busca de conhecimento, fazendo perguntas, estudando novos tópicos e buscando entender o mundo ao seu redor.

Principais características dos superdotados

  1. Capacidade acima da média;
  2. Criatividade;
  3. Comprometimento com a tarefa.

A pessoa com QI acima da média pode ser uma maquina de manipulação fazer isso de modo que poucos percebam, com uma quase perfeição na arte de manipular. Esta característica pode ser usada tanto para o bem como para o mal.

Gostava de deixar bem claro que as pessoas de alto QI utilizam com mais frequência as áreas responsáveis pelo pensamento e tomada de decisão, possuem uma maior área em seu córtex cerebral, uma maior densidade de neuritos, que permitem que os neurônios se organizem em padrões mais eficientes.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

Os sintomas podem variar, mas podem incluir características faciais distintas, deformidades das articulações, danos em órgãos como coração e rins, crescimento físico lento, dificuldades de aprendizado, falta de memória e discernimento, problemas comportamentais e habilidades sociais precárias.

O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente.

Pelo menos, é isso que diz um novo estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade Marist e pela Universidade de Minnesota, ambas nos Estados Unidos. Dados recolhidos nesse estudo apontaram que pessoas de Q.I elevado são mais propensas a dormir tarde, falar mais palavrões e fazer bagunça.

Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.

83 pontos

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 60º lugar neste ranking. Com 106 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 51 pontos, é ocupado pela Nepal.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160. A Mensa, uma sociedade internacional aberta para pessoas de alto QI, confirmou a pontuação de Shah à NBC News e disse que ele está entre os 2% mais inteligentes da população e “tem grande potencial”.

CONCLUSÃO: Embora nossos dados não confirmem inequivocamente a maior prevalência de TDAH em indivíduos de alto QI durante o ciclo de vida, eles sugerem a validade do diagnóstico nesta população.

Pessoas autistas podem ou não apresentar características de altas habilidades e superdotação (AH/SD), mas isso não é uma regra. É preciso compreender ambos os quadros para evitar a confusão entre eles, já que não necessariamente estão interligados.

Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelecto prevalece sobre a vontade muito mais do que numa pessoa “mediana”.

Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias). Habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas. Facilidade para interagir com crianças mais velhas ou com adultos. Habilidade para lidar com ideias abstratas.

Continuar lendo O que é Sapiofilia?