O que é uma pessoa retórica?

Perguntado por: udias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

[Depreciativo] Que ou aquele que fala muito e de modo artificial ou pomposo.

Uma pessoa que possui uma boa retórica é aquela capaz de construir bons argumentos, otimizando tanto aspectos racionais quanto emocionais. Já a oratória é a habilidade de comunicar com clareza e confiança todo o discurso pensado na retórica.

Nos dias atuais, a retórica continua fazendo parte do contexto de filósofos, políticos, juristas e advogados, mas faz parte também do cotidiano de professores, sacerdotes, bons vendedores e, em especial, daqueles que trabalham com a comunicação social.

Arte da palavra, de bem falar: 1 eloquência, oratória, altiloquência, magniloquência, veemência, facundidade, facúndia, expressividade, loquacidade, doctiloquia, doctilóquio.

Existem, segundo Aristóteles, três géneros de discurso retórico: o deliberativo, o judicial e o epidíctico.

Retórica é, em suma, a arte de falar bem. Ela foi e é utilizada nos âmbitos políticos, jurídicos, religiosos e filosóficos desde a antiguidade até os dias atuais. A retórica é utilizada no meio político para vencer debates e convencer eleitores.

Uma pergunta retórica é qualquer pergunta cujo intento do autor não seja obter informação. Geralmente, o autor sabe a resposta da pergunta e a utiliza para afirmar ou negar o que está sendo perguntado. Quando a pessoa que lançou a pergunta retórica a responde em seguida, chamamos a figura de estilo de hipófora.

Dicas de retórica

  1. Aposte nas tríades. ...
  2. Enfatize o que está sendo dito com anáforas. ...
  3. Use a antítese para defender um ponto de vista. ...
  4. Espelhe-se nas celebridades: fale sobre sua jornada. ...
  5. Faça pausas estratégicas. ...
  6. Adapte seu discurso ao público. ...
  7. Faça perguntas, utilize as perguntas retóricas.

O que é Pergunta retórica:
A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação. A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo.

Entenderei por argumentação retórica a atividade verbal que visa fazer alguém crer em alguma coisa. Essa atividade é de fato um dos objetos de estudo tradicionais da retórica. Duas palavras de comentário sobre essa definição. Ela exclui voluntariamente a atividade que visa levar alguém a fazer alguma coisa.

O contrário de retórico é: 1 natural, simples. 2 discreto, inato, ingénito, instintivo, originário, oriundo, procedente, proveniente, crédulo, ingénuo, inocente, sincero, congénito, verdadeiro, humilde, modesto, recatado, aberto, puro, evidente, claro, cândido, franco, lhano, espontâneo, singelo.

Dentre suas grandes obras, está o livro “A Retórica”. Nele, o filósofo dividiu a oratória em 3 Pilares fundamentais, sendo eles: ETHOS, PATHOS, LOGOS.

A resposta da pergunta retórica já é do conhecimento dos diversos interlocutores ou se encontra subentendida. Embora formulada como uma interrogação, uma pergunta retórica não pretende questionar, mas sim afirmar ou insinuar uma informação, utilizando ironia e sarcasmo.

O termo retórica significa “orador” e é usado para definir as técnicas de um discurso expressivo e persuasivo, capazes de destacar um orador dentre outros. O objetivo é estabelecer uma argumentação concisa, que misture racionalidade e emoção, para convencer um público sobre determinada ideia.

Em seu livro “Retórica”, Aristóteles estabelece três tipos para essa arte: forense, demonstrativa e deliberativa.

O vazio da retórica
À retórica caberia fornecer recursos visando a produzir mecanismos de expressão que tornassem o texto mais bonito.