O que é uma pessoa que tem sabedoria?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.

Significado de Sábio
Sujeito que age ou se expressa com moral e razão, com senso e equilíbrio; sensato: sábias palavras, sábias medidas. Filósofo, pensador que se destaca dos demais pelo seu excesso de conhecimento, pela sua experiência de vida e por viver de modo irrepreensível.

Qualquer um que tenha interesse em tentar coisas novas e refletir sobre o processo tem capacidade de obter sabedoria. Aprendendo tanto quanto possível, analisando suas experiências e colocando seu conhecimento em teste, pode se tornar uma pessoa mais sábia.

Crescer em sabedoria deve significar reconhecer a dignidade que recebemos de Deus, pois, a família é o maior reflexo de Deus, aberta `à vida e ao amor, a família se constitui como imagem e semelhança de Deus. Esse valor deve ser realçado, testemunhado com determinado heroísmo diante de Deus e dos homens.

Ser inteligente significa desenvolver e aprofundar os conhecimentos e as habilidades. Ser sábio significa compreender como utilizar tudo isso adequadamente, com vistas à felicidade do indivíduo e de quem estiver ao seu redor.

Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.

De acordo com o artigo publicado pela Inc., pensar em como a sua decisão pode afetar as outras pessoas envolvidas na situação e agir com empatia estão entre os maiores indicativos de sabedoria. Ser sábio não é ter todas as respostas.

“A sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).

6 maneiras de se tornar mais sábio

  1. Sociabilidade. Pesquisas mostram que pessoas que mantém maior contato com outras pessoas são mais sábias que aquelas que são mais reclusas. ...
  2. Cabeça aberta. ...
  3. “Eu posso estar errado” ...
  4. Experiências novas. ...
  5. Autoconhecimento. ...
  6. Conheça o que acontece à sua volta.

Quando pedimos por sabedoria, recebemos muito mais. Junto com ela vem equilíbrio, bom senso e, geralmente, acabamos tendo uma mudança de valores. O nosso coração passa a bater mais forte por coisas mais importantes. Toda essa mudança afetará, sem sombra de dúvida, uma lista de objetivos, metas e tarefas para 2021.

O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

ONDE ENCONTRAR A SABEDORIA? #ONDEENCONTRARASABEDORIA? Neste que é o mais pessoal e inspirado de seus livros, o crítico literário norte-americano Harold Bloom nos conduz pelo cânone literário ocidental, desde a Bíblia até o século XX, examinando a maneira como a literatura pode trazer sabedoria às nossas vidas.

“Crescer em sabedoria”
Deus criou nossa mente para que pudéssemos ter a capacidade incrível de avaliar, processar e colocar em prática o conhecimento.

Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta o seu conhecimento aumenta também a sua dor.

Para crescer saudavelmente em idade, recomenda ao jovem ter bons amigos, praticar esportes e relacionar-se bem com a família. A sabedoria é a capacidade de saber viver de acordo com a vontade de Deu s, portanto, o jovem, para adquiri-la, depositará suas esperanças em Deus, empenhando suas forças e capacidades.

Conhecimento é a informação que foi analisada, compreendida e incorporada. Por sua vez, a sabedoria é o conhecimento que passou pela análise de valores, crenças, moral e ética do indivíduo. Logo, não existe sabedoria sem conhecimento e nem conhecimento que não parta da obtenção de informações por meio de dados.