O que é uma pessoa que tem luxúria?

Perguntado por: dgalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

Como saber se é amor ou luxúria
A luxúria só se interessa sexualmente no parceiro. O amor está interessado em conhecer a pessoa ao longo do tempo. A luxúria tenta manter o relacionamento em um nível ideal. O amor se expande para ter conversas difíceis e explorar emoções dolorosas.

Quanto à luxúria, apesar de ser frequentemente associada aos desejos sexuais, ela não se refere necessariamente à sexualidade, mas trata de um universo muito mais amplo: o prazer. Ocorre que como uma das formas de ter prazer é o sexo, associou-se esse instinto humano apenas à satisfação por meio da função sexual.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade. A palavra se refere à qualidade de lascivo, com caráter lascivo, ou seja, que é sensual, libidinoso, desregrado, brincalhão, travesso.

27 sinônimos de luxúria para 3 sentidos da palavra luxúria: Devassidão sexual: 1 lascívia, devassidão, libertinagem, libidinagem, sensualidade, concupiscência, voluptuosidade, volúpia, obscenidade, lubricidade, desregramento, cio, incontinência, verriondez.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia etc. O surgimento e propagação aconteceram através da Igreja Católica durante a Idade Média, no século VI.

1858. A matéria grave é precisada pelos dez Mandamentos, segundo a resposta que Jesus deu ao jovem rico: «Não mates, não cometas adultério, não furtes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe» (Mc 10, 18). A gravidade dos pecados é maior ou menor: um homicídio é mais grave que um roubo.

O QUE É PECADO
São todas as ações que desagradam a Deus e confrontam a sua palavra.

O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança.

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23).

Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Resumidamente, o prazer da comida e bebida é natural e bom. No entanto, quando passamos a buscá-lo acima de tudo e a todo custo, torna-se um pecado chamado gula, que provém da concupiscência da carne, originada do pecado de Adão.

A luxúria é um pecado capital, logo possui uma virtude oposta, que é a castidade.

A castidade é a pureza sexual, uma condição que “é agradável a Deus”. (Jacó 2:7) Para ser casto, você deve ser moralmente limpo em pensamentos, palavras e atos. Você não deve ter nenhuma relação sexual antes de ser legalmente casado e, se for casado, deve ser completamente fiel a seu marido ou mulher.