O que é uma pessoa que não trabalha?

Perguntado por: eviana3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

substantivo masculino e feminino [Brasil] Pessoa que, embora procure excessivamente por trabalho, não consegue trabalhar; que não pode garantir sua própria sobrevivência. Etimologia (origem da palavra sem-trabalho). Sem + trabalho.

Se sua profissão não estiver em nossa lista, você pode informar a profissão mais próxima. Se você estiver desempregado, pode preencher os dados com as informações de seu último emprego.

4) PROFISSÃO: indique a profissão. Redação: toda em minúscula. OBS1: "desempregado" não é profissão, se for o caso, indique a profissão habitual. OBS2: se a pessoal desenvolve diversas profissões, indique a habitual ou a mais recente.

Já são quase 64 milhões de brasileiros fora do mercado: os que não fazem questão de ter um emprego; os que não trabalham porque se acham muito velhos, muito novos ou têm algum tipo de incapacidade; os que preferem cuidar da casa e dos filhos; os que têm outros motivos para ficar em casa; e os que trocaram o serviço ...

É quando o trabalho te deixa doente. Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves. E infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.

Espécies de trabalhadores autônomos
Prestadores de serviços de profissões regulamentadas, por exemplo: advogado, médico, contabilista, engenheiro, nutricionista, psicólogo e outros registrados nos seus respectivos conselhos regionais de fiscalização profissional.

A profissão de dona de casa é regulamentada? Felizmente, para a Previdência Social, a profissão “do lar” pode e deve ser regulamentada, já que a Lei nº 8.213/91, em seu artigo 13, estabelece o conceito de segurado facultativo.

O tabelião, o notário, o registrador. Eles têm um prestígio muito grande na esfera do Direito”, conta Alberto Gentil, coordenador da área de Cartórios do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR).

1 desocupado, inativo, parado.

O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

As pesquisas apontam que pessoas desempregadas tem o dobro de chance de sofrerem um quadro de depressão que pessoas que estão empregadas. Além da subsistência o trabalho também é fonte de bem estar e realização. A falta do emprego pode gerar problemas com a auto-estima, ansiedade, estresse, depressão etc.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.

Confira uma lista de sintomas que podem estar relacionados a essa doença.

  1. Você evita conversas difíceis. ...
  2. Você não consegue se concentrar. ...
  3. Você evita interagir com outras pessoas. ...
  4. Você assume uma máscara. ...
  5. Você tem dificuldade para se engajar. ...
  6. Você está sempre irritado. ...
  7. Você se sente entediado. ...
  8. Você se tornou cínico.

Como lidar com alguém que não sabe trabalhar em equipe

  1. O que dizem os especialistas. ...
  2. Não tire conclusões precipitadas. ...
  3. Inicie um diálogo. ...
  4. Convide-o para entrar. ...
  5. Relembre a missão da equipe. ...
  6. Esclareça os papéis dos membros da equipe. ...
  7. Identifique novas oportunidades para motivar. ...
  8. Princípios a serem lembrados:

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias.

Entenda o que é ser um workaholic:
Workaholic vem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

Como sobreviver a um emprego que você odeia

  1. Faça listas. ...
  2. Desenvolva habilidades para a área para a qual você quer migrar. ...
  3. Considere falar com a chefia. ...
  4. Busque feedback positivo fora do trabalho. ...
  5. Não leve tudo para o lado pessoal. ...
  6. Cuidado para não reclamar demais. ...
  7. Não tem solução mesmo?