O que é uma pessoa que gosta de sentir dor?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A pessoa masoquista tem prazer em vivenciar a dor, humilhação e sofrimento, seja de forma física, verbal ou social.

Significado de Masoquista
substantivo masculino e feminino Pessoa que sente prazer através da própria dor física ou psíquica.

Muitas vezes o comportamento está associado com culpa ou marcas muito profundas de traumas vividos. É indicado que procure um psicólogo para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional possa se compreender melhor e cuidar do que ocorre dentro de você. Não deixe de procurar ajuda!

Sexo – O pesquisador Carsten Grimm, da Universidade de Canterbury, pediu às pessoas que respondessem, por mensagens de texto, em qual ocasião foram mais felizes. Sexo foi apontada como a atividade mais prazerosa.

Os especialistas definem o sadismo como "uma tendência a se envolver em comportamentos cruéis, degradantes ou agressivos em busca de prazer ou dominação". Na linguagem comum, ser sádico é gostar de causar sofrimento aos outros. Legenda da foto, As pessoas maquiavélicas só pensam em benefício próprio.

O termo define indivíduos que sentem prazer em machucar ou magoar outras pessoas, mas o conceito ainda não é tão disseminado entre estudiosos, talvez por ser difícil de identificar com precisão médica.

Como se lida com uma pessoa sádica? Seja discreto, cético em relação a qualquer coisa que soe boa demais, fácil demais, limpa demais. Fale somente o minimo necessário.

O psicanalista declara: -“O sujeito goza em seu sofrimento”. O povo traduz: – “As pessoas gostam de sofrer”. Todo mundo sabe disso, usa a expressão com frequência, mas acha que é brincadeira por não ser possível, em sã consciência, alguém gostar de sofrer. E, no entanto, isso é muito comum.

Embora cada pessoa é única, ou seja, tem comportamentos, pensamentos e sentimentos diferentes. Os estudos apontam que, uma parcela das pessoas que tem tendência a se machucar, o fazem porque tem uma outra dor, mais forte, que a leva a fazer isso para amenizar a dor que sente.

A ocorrência de eventos traumáticos e o estresse
Há fatores ambientais que podem levar ao surgimento da anedonia. Eventos que geraram estresse profundo podem ser gatilhos para que a doença apareça. Casos de abuso, abandono, doenças mais complexas e distúrbios alimentares podem desencadear a condição também.

É uma pergunta estranha de ser feita, mas você sabia que existe um fenômeno chamado Schadenfreude, que é um termo alemão que significa “sentir prazer na dor do outro”? Pois é! Geralmente, tem uma relação com a inveja e é uma emoção social, ou seja, é sentido coletivamente.

Se você conhece alguém que sente prazer, satisfação quando escuta tragédias, dificuldades, desgraças; gosta muito de histórias de violência, crimes; gosta de machucar os outros, vê-los sofrendo ou sente prazer em magoar, fazer o outro sofrer, você conhece uma pessoa com personalidade sádica.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A pessoa masoquista tem prazer em vivenciar a dor, humilhação e sofrimento, seja de forma física, verbal ou social. O pai da psicanálise, Sigmund Freud, divide a relação com masoquismo em duas particularidades: Uma delas é aquela em que uma pessoa provoca dor em si mesma.