O que é uma pessoa proativa?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Geralmente, as pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas, o que confere vantagens para sua equipe e empresa.

Pessoas proativas antecedem as ações por terem visão futura, conhecerem a cultura organizacional, assim consegue ter atitude de líder e exercer mais autonomia na sua rotina de trabalho e consegue coordenar as ações individuais com maior desempenho.

Entendo que a linguagem proativa se refere ao fato de não atribuirmos a culpa ou falha de algo a uma determinada situação.

Como ser proativo? 6 dicas de ouro para colocar em prática

  1. Mapeie as oportunidades.
  2. Antecipe problemas e soluções.
  3. Elimine distrações.
  4. Faça uma coisa por vez.
  5. Tenha atitude.
  6. Pense de forma criativa.

Qual a diferença entre proativo ou reativo
Geralmente, pessoas reativas costumam culpar o outro por problemas que acontecem em sua própria vida, não buscam caminhos alternativos para resolver problema. Pessoas proativas não culpam o outros pelos problemas, mas tentam resolvê-los.

Antônimos de Proativo:
não proativo indiferente frio desligado ineficiente ineficaz lento mais...

Um profissional com proatividade – ou profissional proativo – é aquele que toma a iniciativa para evitar ou resolver problemas. É o que pensa por conta própria e consegue tomar pequenas decisões do dia a dia que podem ter um bom impacto sobre os resultados de sua área ou de sua empresa como um todo.

O que é ser proativo e reativo? O perfil proativo é aquele que se mostra cheio de iniciativa, sempre disposto a antecipar os problemas e soluções. Já o profissional reativo toma uma atitude depois que uma situação ou ocorrência aconteceu.

O comportamento proativo é definido como um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente mudanças no seu ambiente de trabalho, soluciona e antecipa-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização.

Ser proativo é ter senso de prontidão e urgência, é arriscar-se a estar à frente de qualquer problema vivenciado ou que poderá acontecer se nada de positivo for feito.

Diferença entre proatividade e produtividade
Porém, nem sempre uma pessoa proativa é produtiva, e vice-versa. Enquanto a proatividade tem a ver com iniciativa, estar sempre à frente do esperado ou solicitado, a produtividade está relacionada à quantidade de resultados em relação a uma determinada quantidade de tempo.

A forma mais clara de demonstrar essa competência em uma entrevista, por exemplo, é citar situações em que você tomou determinadas ações no cargo em que ocupava. “Com exemplos práticos o entrevistador pode avaliar se o profissional tem essa competência ou não”, afirma a coach.

O que é proatividade
O vendedor proativo, portanto, é capaz de evitar situações negativas para a empresa por meio de ações eficazes. O contrário de proatividade é a passividade, que se trata da incapacidade de tomar decisões e resolver problemas sem a ajuda ou ordem de uma pessoa.

Um dos maiores diferenciais de uma pessoa proativa é que ela se antecipa aos possíveis problemas que podem surgir e resolve tais questões com sabedoria e resiliência, mostrando atitude, comprometimento, inteligência, senso de urgência e dedicação, seja no ambiente empresarial ou em sua vida pessoal.

linguagem Proativa :

  • Vamos procurar alternativas,
  • Posso tomar outra atitude,
  • Posso controlar meus sentimentos,
  • Vou buscar uma apresentação eficaz,
  • Preciso achar a reação apropriada,
  • Eu escolho,
  • Eu prefiro,
  • Eu vou fazer.

Uma pessoa reativa se deixa influenciar mais facilmente e costuma agir de maneira impulsiva e extremada. Com o passar do tempo, o hábito é instalado e acaba se tornando uma reação instintiva que atua na parte primitiva do cérebro.

Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros.

Ser proativo não é apenas “fazer as coisas sem que me mandem”, mas “fazer as coisas porque eu escolhi fazer sem que me mandassem”. Ser proativo diz: “Sou livre para escolher, mas sou responsável por minhas escolhas”.