O que é uma pessoa muito sentimental?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Que se comove com muita facilidade; muito sensível; emotivo. Que manifesta sentimento: tom sentimental. Relativo à capacidade de sentir algo pelos sentidos. Que tem ou expressa sentimentalismo, excesso de sensibilidade, emoção exagerada: jovem sentimental.

1 Que sente, que possui sensibilidade; sensivo. 2 Capaz de facilmente receber as impressões ou sensações externas. 3 Capaz de ser percebido pelos sentidos; que impressiona os sentidos; perceptível.

Se uma pessoa se pergunta “por que sou tão sensível?” É possível que por trás dessa manifestação haja um trauma. Ter sofrido maus-tratos na infância, violência, ter sofrido a perda de um dos pais ou sofrer qualquer evento doloroso têm impacto em nosso cérebro. Em muitos casos, essa experiência gera hipersensibilidade.

Sentimental é aquela pessoa melosa demais, que se melindra com tudo. Está sempre na defensiva. Uma pessoa sensível reconhece a delicadeza nas coisas, mas não se deixa tomar por dependência emocional, como faz o sentimental.

Valor sentimental é algo que não dá para mensurar. Por esse motivo, é fundamental guardar tais objetos, pois a estima que envolve esses itens pode estar relacionada a diversos fatores como: Presente dado alguém que já foi embora. Item que foi comprado com muito esforço.

Um traço normal (e frequente)
Embora o rótulo soe estranho, ser altamente sensível não é nenhum transtorno. E é mais comum do que parece. Como escreve Elaine Aron em Use a Sensibilidade a Seu Favor – Pessoas Altamente Sensíveis, publicado em 1996, trata-se de algo normal, “uma característica basicamente neutra”.

A pessoa emotiva sente demais e leva cada coisa em consideração, por isso simplesmente não consegue separar a emoção da razão e tomar uma decisão prática. Qualquer escolha torna-se um dilema!

As pessoas sensíveis sofrem mais do que as pessoas comuns porque no total, elas conseguem se doar mais a um fato, a um acontecimento do que as outras. Note que, todos os dias, acontecem coisas as quais, grande parte das pessoas assistem, porém, poucas são aquelas que se deixam tocar, envolver.

Ter sensibilidade emocional significa ser capaz de sentir empatia, ou seja, captar e assimilar os diferentes sentimentos de outras pessoas, ou de um grupo específico, por exemplo.

Cada um é um com suas vivências e a forma como foi educado. Algumas pessoas tem a característica da sensibilidade mais aguçada desde que nasceram, outras se tornaram sensíveis ao decorrer da vida, talvez devido a situações que tenham vivido.

Mesmo assim, a sensibilidade é um dom que as mulheres possuem e que não precisa ser ignorado ou sublimado. Seja para demonstrar seus sentimentos puros ou simplesmente para cativar a mente dos homens e salvá-los de possíveis transtornos, a mulher deve continuar mantendo aquilo que tem de melhor.

Procurar ajuda profissional independe das pessoas sensíveis. A terapia funciona como um meio de organizar seus sentimentos, entendê-los e até mesmo justificá-lo. Por isso, qualquer processo psicoterapêutico que faça a pessoa perceber o peso que tem dado para suas emoções pode ajudá-la a lidar melhor com elas.

Como são as pessoas insensíveis?

  1. Eles praticam assertividade nociva. ...
  2. Mostram falta de afeto ou empatia instrumental. ...
  3. Eles tendem a provocar e intimidar. ...
  4. Eles têm falta de responsabilidade social. ...
  5. Eles não estão abertos a opiniões diferentes das suas.
  6. Eles raramente pensam antes de falar. ...
  7. Eles têm um comportamento excludente.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Trata-se do que Erich Fromm chama de amor sentimental. É o amor que só é experimentado em fantasia e não nas relações concretas com a pessoa, que é real. Assim, homens e mulheres, que não se sentem felizes em seus casamentos, encontram satisfação no consumo de filmes, novelas, contos amorosos e canções de amor.

Resposta: LINGUAGEM ATRAVES DOS SENTIMENTOS.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Que não sente simpatia, compaixão, piedade ou ternura. Que é indiferente aos sentimentos afetivos, ao amor. Que não é capaz de apreciar algo estética ou intelectualmente belo. Que ocorre de maneira gradual; imperceptível.

Para transformar a sensibilidade em força é necessário aceitar a si mesmo e controlar as emoções para que elas atuem a nosso favor e não como um cavalo em fuga. Estas rédeas não são para reprimir ou negar a sensibilidade, mas para liberar as emoções no tempo e na forma adequada.

Essa sensibilidade aflorada pode ser um princípio do desenvolvimento da mediunidade, que é uma habilidade que você pode nascer com ela ou despertá-la ao longo da vida. Pessoas que são sensíveis às energias têm um poder que pode fazer tanto o bem quanto o mal para elas.

O cansaço emocional é resultado de uma soma de fatores. Normalmente, surge da dificuldade de lidar com as emoções, do excesso de responsabilidades e da pressão psicológica, seja na vida profissional ou na pessoal.