O que é uma pessoa muito reservada?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

adjetivo Que é discreto; que não gosta de ser o centro das atenções; circunspecto. Que se mantém oculto; íntimo: pensamento reservado.

Significado de Discreto
adjetivo Reservado nas palavras ou comportamentos; que se expressa ou se comporta de maneira reservada. Fechado; que prefere guardar sua privacidade e seus sentimentos para si mesmo: professor discreto.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Ela não fala sobre o que a faz chorar, nem sobre sonhos, medos, anseios. O mais comum são as conversas começarem de forma polida e insossa. Uma mudança no tom de voz, a escolha de outros temas, perguntas, abre possibilidades, e a pessoa pode escolher se expor mais ou se manter na postura fechada.

Seja sincero. Algumas pessoas se fecham por conta das mentiras. O hábito de dizer aos outros exatamente o que imagina que querem ouvir é muito comum e acaba por isolá-lo, pois ninguém saberá quem você realmente é. Para ser uma pessoa aberta, seja sincero sobre quem é e quais são suas opiniões.

Discrição é uma característica que qualifica a pessoa que é discreta, que não chama atenção, ou seja, que é recatada, modesta, humilde e delicada em suas ações.

Significado de Habilidosa
O mesmo que: inventiva, engenhosa, jeitosa, talentosa.

Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

Uma pessoa discreta dificilmente se envolverá em discussões e está mais disposta a guardar crenças ou opiniões polêmicas acerca de determinados assuntos para si mesma (como questões relacionadas à religião, política, etc.).

Que está sempre pronto para ajudar ou ser útil.

Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática. Nesse caso, é muito importante buscar ajuda especializada, porque todos têm o direito de serem felizes e de se sentirem bem consigo mesmos.

O egocentrismo
Uma pessoa que fala muito de si mesma não estabeleceu um limite claro entre si e o seu entorno. A sua personalidade narcisista a impede de supor que ela não é o centro do universo. Em seu egocentrismo, acha normal que todas as conversas girem em torno dela ou dele.

Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

Ser quieto não é um defeito, mas sim um traço da personalidade. Respeite isso e apenas fique atento para que o fato de ser reservado não acabe comprometendo o seu desenvolvimento, autoconfiança e felicidade. Seja o melhor que pode ser, especialmente, para si mesmo!

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Ao adotar uma postura discreta e educada estará fazendo um bem a si mesmo e ao mundo, pois suas atitudes certamente irão influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.

Ser discreta significa ser segura de si e não depender da atenção de ninguém para se sentir bem ou se autoafirmar. Quando você sabe que é boa em alguma coisa, não sente a menor necessidade de alardear isso aos quatro cantos do planeta. Você sabe e isso lhe basta.

Isso porque descrição tem origem no latim “descriptione” e significa o ato de descrever, ou seja, de contar algo de maneira minuciosa. A palavra discrição também é originária do latim “discretione” e diz respeito à qualidade de alguém em ser discreto, reservado ou de agir com sensatez e modéstia.

Habilidades são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões. Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa. Esse adjetivo, por sua vez, remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

Bondoso é um adjetivo que qualifica o indivíduo que demonstra bondade, que pratica atos de bondade. Uma pessoa que revela grande bondade pode ser chamada de bonachão.