O que é uma pessoa mal-humorada implicante?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 6 votos

Implicante, a depender do contexto, é a pessoa que reclama de tudo, encontra defeitos e dificuldades em qualquer coisa que vai fazer ou que observa, mesmo que seja uma situação igual para todas as outras pessoas.

O mau humor frequente pode ser sinal de problema de autoestima, distúrbios do sono ou mesmo de distimia, uma doença que tem sintomas parecidos com os da depressão, porém em uma intensidade mais baixa.

A chamada distimia, a chamada doença do mau humor. Sentir irritação de vez em quando é normal. Há diversas situações no dia a dia que provocam estresse e desânimo – para quem enfrenta o caos do trânsito, ele costuma ser um dos fatores de maior tensão cotidiana.

Use elogios. Ouvir coisas bacanas sobre si mesmo quase sempre melhora o humor na mesma hora. Dizer alguma coisa legal sobre a pessoa que está de mau humor pode tirá-la dessa situação ruim. Além disso, um elogio pode aproximar vocês dois neste momento chato.

Como afastar o mau humor?

  1. Silencie a mente. Quando estamos de mau humor, é comum pensamentos negativos inundarem as nossas mentes com pressupostos equivocados. ...
  2. Movimente-se. ...
  3. Tome um banho frio. ...
  4. Desabafe através de escrita. ...
  5. Veja algo inspirador. ...
  6. Pratique o autocuidado. ...
  7. Faça o que você gosta. ...
  8. Sempre lide com o humor ruim.

Estimule-o, sempre que possível, a fazer atividades pequenas: sair para comer, ainda que seja em um restaurante próximo de casa, pode ajudar. Da mesma forma, ver um filme em companhia também pode ser agradável. Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer.

1 alegre, animado, disposto, satisfeito.

Significado de Bem-humorado
adjetivo Que possui um bom humor; que está sempre com uma boa disposição. Etimologia (origem da palavra bem-humorado).

“Bom humorado” ou bem-humorado? Mal, nesse caso, funciona como advérbio e está modificando um adjetivo (humorado), então, seu antônimo só poderá ser bem-humorado (com hífen, como bem-vindo: não se esqueça!).

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

No comportamento, pode apresentar inquietude, isolamento e esquiva. Emocionalmente, a pessoa apresenta medo, apreensão, irritabilidade e impaciência. Finalmente, a percepção pode encontrar-se alterada, com despersonalização, desrealização e hiperacusia, ou hiper-reatividade geral aos estímulos.

Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.

É muito normal sentir tristeza ou desânimo de vez em quando, em algum acontecimento da sua vida.
...
Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. ...
  • Distimia. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Do mesmo modo, fatores como personalidade, experiências e maturidade também podem influenciar na irritabilidade ou em um surto emocional. Além dessas circunstâncias comuns, a irritabilidade pode ser um sinal do organismo. Cansaço, prisão de ventre e dor de cabeça costumam provocar falta de paciência e irritabilidade.

Uma habilidade muito necessária: saber conviver com pessoas rabugentas – Por Claudio Nasajon

  1. Seja gentil. O fato de a outra pessoa ser rabugenta não significa que você tenha que ser também. ...
  2. Seja explícito. ...
  3. Seja racional. ...
  4. Associe-se a pessoas com habilidades complementares.

A aproximação deve ser gradual, respeitando o seu distanciamento. “O adolescente mal-humorado é como um lactante que chora. Precisamos acalmá-lo, não pressioná-lo”, diz Carrasco.

São pequenas experiências mundanas que podem nos deixar irritados. De vez em quando é normal sentir irritação. Este estado de humor é uma resposta natural do organismo a uma situação que gera desconforto ou indignação. Ele serve para nos ajudar a mudar a realidade e recuperar o bem-estar emocional.

Continuar lendo Foi mal ou foi mal?