O que é uma pessoa mal agradecida?

Perguntado por: upeixoto8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

substantivo masculino Aquele que é ingrato; sem reconhecimento; desagradecido: os mal-agradecidos não alcançam muitas coisas. Etimologia (origem da palavra mal-agradecido). Mal + agradecido.

A pessoa ingrata tem o senso de ter direito e de merecimento. Com efeito, acha-se importante, é arrogante, egoísta, vaidosa, necessita ser admirada. Logo, acredita que os outros têm constante obrigação para com ela, mesmo que não tenham. Por isso, ela não tem consciência do bem, favor ou graça recebida.

A pessoa ingrata não valoriza as bênçãos que recebeu nem agradece. Em vez disso, vê sempre os problemas e as coisas que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita. A Bíblia diz que devemos ser sempre gratos a Deus.

A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas. O indivíduo insatisfeito com a vida se torna um “reclamão”. Não consegue dar valor às coisas boas e vive enxergando somente aquilo que lhe falta. Um buraco sem fundo.

1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado. 3 Que ou aquele que não corresponde à afeição que se lhe dedica.

Dê a ele a oportunidade de lidar com seus sentimentos e pedir desculpas, se necessário. Lembre-se de que ninguém é obrigado a pedir desculpas. Dê a oportunidade, mas entenda se a pessoa não falar nada.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus. Quem é grato é mais feliz. A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que temos, encontrando mais alegria nelas.

Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos. Vai além de dizer um “obrigado(a)” para quem te estendeu a mão ou te fez o bem.

Lidar com alguém assim, portanto, é algo muito difícil, mas não é impossível.
...

  1. Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  2. Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

11 sinônimos de ingrata para 1 sentido da palavra ingrata: Mulher má, pouco carinhosa: 1 madrasta, cruel, insensível, descaroável, malvada, seca, má, áspera, descarinhosa, maldosa, ríspida.

A ingratidão se desenvolve a partir de pessimismo e de energias negativas, fazendo com que a pessoa ingrata seja cada vez mais amarga. Se ela é sua amiga, você pode conversar com ela sobre esse comportamento. Mostre que essa atitude tem mais malefícios do que benefícios, tanto para ela quanto para as outras pessoas.

“Não te deixes vencer do mal” significa que podemos ser feridos e vencidos pelo mal. Ao escrever esta frase, o jurista Paulo de Tarso está dizendo que existe a possibilidade de ser derrotado pela maldade.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

Outros aspetos a serem considerados são: não saber comunicar, ser incapaz de se esforçar em praticar a cordialidade, bem como não expressar um mínimo de reciprocidade ou apresentarem falta de empatia. Muitas das pessoas que não agradecem não o fazem simplesmente porque não veem nem apreciam os gestos amáveis.

Significado de Ingrato
adjetivo Que não possui nem demonstra gratidão; que não está agradecido pelos favores que lhe são oferecidos; que não reconhece os méritos da pessoa que o ajuda; displicente.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.