O que é uma pessoa leiga?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Leigo significa um indivíduo com pouco ou nenhum conhecimento em determinada matéria, por exemplo, "um leigo em informática". A acepção tem origem no meio religioso quando se referia ao membro que não possuía os conhecimentos suficientes para determinadas funções dentro da organização religiosa a que pertencia.

Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

adjetivo Que não tem conhecimento sobre determinado assunto; que expressa certa ignorância acerca de alguma coisa; desconhecedor. [Religião] Que não obteve as ordens sacras; laico.

Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.

leiga | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A área específica do leigo é o apostolado no mundo secular, inserido nas realidades temporais, na escola, na indústria, na economia, política, artes, música etc., participando, como cristão, das atividades do seu estado de vida e trabalho social ( Christifideles laici, 17).

No quarto domingo, comemoram-se as vocações leigas.
Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção. Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários.

No passado, o termo irmão leigo foi utilizado pelos institutos religiosos católicos para distinguir membros que não eram ordenados dos que já eram clérigos (padres, diáconos e seminaristas). Atualmente o termo é considerado por alguns por causa da desigualdade histórica entre irmãos e clérigos.

Laico e leigo
Atualmente, a palavra laico é vista como um atributo de um Estado que funciona separado da religião. Por outro lado, a palavra leigo é na maior parte das vezes usada no seu sentido figurado, que indica uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto ou profissão.

Características de um leigo consagrado
Em geral, expressam com a vida o desejo de mudança, para testemunhar a salvação de Cristo através do carisma com o qual se identifica e ao qual foi chamado. Assim, é preciso participar de um tempo como vocacionado, para um maior aprofundamento sobre o Vocação.

O juiz leigo desempenha algumas funções que antes apenas o juiz togado poderia exercer, entre elas, tentar a conciliação entre as partes – papel que também pode ser exercido pelo conciliador. O juiz leigo ainda pode ser acionado caso as partes aceitem resolver o conflito usando solução arbitral.

Mas o que é o Laicato? O laicato se refere aos laicos, ou seja, aos leigos. Aqueles homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, e sendo a maior parte da Igreja, os leigos têm um chamado próprio e específico no anúncio do reino de Deus dentro da secularidade temporal.

Quando surgiu o Estado laico no Brasil? Em 7 de janeiro de 1890, foi promulgado o Decreto 119-A, que tornava o Brasil (já republicano desde o golpe de 1889) um país laico. No ano seguinte, foi promulgada a Constituição Federal de 1891, a primeira da República.

A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico.

Muitos estudiosos consideram os Estados Unidos como o primeiro país considerado como Estado Laico. Esse fato se dá porque em sua Constituição de 1787 não era mencionada a ligação da Igreja com o Estado.

adjetivo Que possui gentileza; comportamento que denota carinho, ternura: ele sempre foi um aluno meigo. Que ocasiona um bom efeito; ameno: aspecto meigo. Cuja motivação se pauta em bondade; gentileza: mensagem meiga; email meigo. Etimologia (origem da palavra meigo).

A escola pública laica considera e respeita as opções religiosas dos alunos e suas famílias, sem se prender a critérios estatísticos das religiões dominantes – qual é a religião da maioria? A escola não pode menosprezar crianças por causa da religião que praticam em suas casas ou comunidades de culto.

A forma correta é maestrina. Como feminino de maestro significa «regente de orquestra, coro ou banda». Maestrina é também o feminino de maestrino e significa, neste caso, «compositora de música ligeira».

Ainda que o ofício de ensinar tenha sido confiado diretamente à hierarquia da Igreja (o Papa e os bispos em si mesmos, e padres e diáconos por extensão), os leigos não só podem, como devem “pregar”.

É possível que um fiel leigo ou religioso proclame o Evangelho? A reposta à pergunta é não. De fato, a Instrução Geral do Missal Romano afirma que “as leituras são proclamadas por um leitor o Evangelho é proclamado por um diácono ou um padre” cf.

Servir é ajudar os que necessitam de auxílio. O serviço cristão nasce do amor genuíno pelo Salvador e do amor e da preocupação por aqueles que Ele nos dá a oportunidade de ajudar assim como a orientação para fazê-lo. O amor é mais do que um sentimento; quando amamos alguém, queremos ajudar essa pessoa.