O que é uma pessoa Labuá?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

1. Labuá Gíria ou expressão popular característica da região Nordeste do Brasil. Significa uma pessoa inepta, sem habilidade ou capacidade.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".

Labuta é uma palavra também usada como uma gíria, quando se diz que alguém está indo para a labuta, significa que está a caminho do trabalho. Muitas vezes esta palavra é aplicada ao sentido da vida, como na frase: Minha labuta diária é de muito trabalho.

2 lutar, batalhar. 3 lidar, mourejar, obrar, operar, trabalhar, trabucar.

2 leitura, olhada, olhadela.

1 tratar, cuidar, ocupar-se, responsabilizar-se, encarregar-se. Exemplo: Não se preocupe. Ela vai conseguir lidar muito bem com esse problema.

Comer água – Sair para beber.

Comer água

  • Significado: ingerir bebida alcoólica em quantidade. É usado para dizer que vai beber em larga escala.
  • Sinônimo de “vou beber muito hoje“ ou 'bebi demais'.
  • Exemplo: "Hoje vou comer água até o dia amanhecer".

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo a todos do lugar. Já no Rio de Janeiro, pode significar também algo como "parceiro", "amigo de infância".

Labuta (“trabalho pesado e perseverante”) tem origem obscura, mas considera-se provável que esteja ligado ao vocábulo de origem latina labor – talvez, na hipótese do etimologista Antônio Geraldo da Cunha, em cruzamento com a palavra luta. Em resumo, seria o seguinte: labor + luta = labuta.

Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente entre os jovens, para definir um lugar de onde uma pessoa é. A palavra se popularizou através de músicas dos gêneros rap e funk, além das redes sociais. Em São Paulo, costuma para ser usada para se referir ao bairro onde nasceu.

verbo intransitivo Trabalhar constante e arduamente; lidar, laborar: labuta na terra de sol a sol. Ter uma atividade excessiva; funcionar muito: a ideia de ter sucesso labutava constantemente em sua mente.

la·bu·tar tar

  1. Lidar, trabalhar muito.
  2. Funcionar activamente .
  3. [Figurado] Esforçar-se, empenhar-se.

2 enfadonho, cansativo, esgotante, estafante, exaustivo, extenuante, fastidioso, fatigante, ímprobo. Cheio de trabalhos: 3 arriscado, assoberbador, assoberbante, atribulado, tormentoso.

Bonita: 1 bonita, linda, atraente, encantadora, formosa, airosa, elegante, esbelta, garbosa, galante, bem-apessoada, apessoada, apolínea, donairosa, harmoniosa, graciosa, jeitosa, venusta, perfeita, bem-feita, bem-acabada, bem-proporcionada, catita, caprichada.

1. Em que há beleza. 2. Aprazível, deleitoso, ameno.

1 excelentes, cuidados, excepcionais, corretos, sensacionais, espetaculares, esmerados, finos, perfeitos, irrepreensíveis, primorosos, caprichados, cuidadosos, bem-acabados, benfeitos, refinados, impecáveis, escorreitos, irretocáveis, limpos, artísticos, pulcros.

A pessoa fácil é maleável, aceita dialogar sobre qualquer assunto antes de tomar decisões ou julgamentos, além de sempre ser agradável com quem lhe fala, independente de quem seja.

Passar por problemas e dificuldades buscando encontrar a melhor maneira de os solucionar; enfrentar: lidou com a tragédia do modo como conseguiu. Oferecer ajuda, auxílio; cuidar: não sabia lidar com os irmãos doentes.

O salmista Davi faz uma análise sobre a prosperidade dos perversos nesta terra e admite que muitas vezes essa questão pode deixar o crente indignado e irritado. Por isso ele começa o Salmo 37 trazendo duas exortações logo no primeiro verso: “não te indignes” e “não tenha inveja” dos perversos.