O que é uma pessoa emancipada?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que é emancipado ou emancipada? A pessoa emancipada é aquela, menor de idade, que adquire acesso a alguns direitos civis que previamente não possuía, por ser relativamente incapaz. Dentre esses direitos, está o de casar, firmar contratos de compra e venda, receber heranças, entre outros.

Importante observar que, para ser emancipado, a pessoa precisa ser maior de 16 anos. A forma de emancipação mais comum é aquela concedida pelos pais, não sendo necessária a concordância do menor ou do juiz. Esse tipo de emancipação é irrevogável, ou seja, uma vez tomada a decisão, não há como “voltar atrás”.

A pessoa emancipada ainda precisa morar com os pais? Não. A emancipação garante ao menor o direito de se mudar e morar sozinho, se assim desejar e se tiver condições para se manter. Após a aprovação do processo, os pais não podem impedir que o jovem se mude, pois ele estará exercendo um direito que é garantido por lei.

A idade mínima para que haja a emancipação é 16 anos e existem três espécies de emancipação a saber: a voluntária, a judicial e a legal.

O menor de idade emancipado pode se casar, assinar documentos e contratos, viajar sem a autorização dos pais ou responsáveis, comprar e vender bens móveis e imóveis, receber herança, entre outros direitos previstos para os cidadãos civilmente capazes.

Para o registro é necessário que o próprio registrado ou um dos genitores apresente a Escritura Pública e a certidão de nascimento do emancipado ao cartório. O valor do Registro é R$ 171,20 e fica pronto em até 5 dias úteis.

Quanto custa? O valor da escritura de emancipação é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado de São Paulo: R$ 548,68 (quinhentos e quarenta e oito reais e sessenta e oito centavos).

Exoneração da pensão
Em regra, deve cessar com a extinção do poder familiar. E uma das hipóteses de extinção do poder familiar é a emancipação. Todavia, a obrigação de prestar alimentos não cessa necessariamente com a emancipação.

A legislação brasileira prevê três tipos de emancipação, sendo elas:

  • Emancipação Legal. é aquela que “decorre da subsunção da situação concreta do menor a um dos suportes fáticos previstos na lei. ...
  • Emancipação Voluntária. ...
  • Emancipação Judicial.

Qual a diferença entre maioridade civil e emancipação? É possível que a menoridade seja cessada por outra forma além do fator idade. Assim sendo, a emancipação. E, emancipar nada mais é do que antecipar os efeitos da maioridade para os menores de idade entre 16 e 18 anos.

A emancipação voluntária é feita em duas etapas:

  1. Primeiro, deve ser feita uma escritura pública no Cartório de Notas;
  2. Em seguida, a escritura deve ser levada à registro no Cartório de Registro Civil na comarca onde residir o emancipado.

Mas até qual idade os pais mandam nos filhos? Segundo o Código Civil, os pais têm o dever de sustento até os 18 anos de idade dos filhos.

A Lei prescreve como crime, em seu artigo 98, "abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado". A pena prescrita para essa conduta é de detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

Não há limites de idade! Sim! Muitos idosos ficam surpresos quando respondo isto, pois muitos são levados a crer que precisarão da autorização dos filhos para realizar estes negócios jurídicos. Tento deixar claro: o imóvel é do seu proprietário e ele pode vendê-lo a qualquer tempo!

Compartilhe: Morar com os pais depois dos 20 anos é comum para muitas pessoas, afinal não é fácil dar o grito de liberdade e arcar com todas as responsabilidades que virão. Porém, depois da transição de adolescente para adulto, a divisão do espaço com os pais (ou com qualquer outra pessoa) pode ficar mais difícil.

QUANTO TEMPO DEMORA A EMANCIPAÇÃO
A escritura pública lavrada no Cartório de Notas fica pronta na hora e pode ser levada ao cartório de Registro Civil no mesmo dia.