O que é uma pessoa Ekedi?

Perguntado por: agil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Em julho de 2013, três meses depois do estouro com o "Show das poderosas", Anitta esteve no terreiro de candomblé do pai de santo Sérgio Pina, em Nova Iguaçu, para agradecer o sucesso alcançado. Qual o significado do nome Anita no candomblé? "Ela foi 'abençoada'.

Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.

Elas são aquelas que têm o poder também de mando dentro da casa. Elas são autoridades dentro da casa também, abaixo da sacerdotisa. Quando a pessoa é médium, ela começa numa hierarquia muito pequena. Ela começa com uma abiã, depois como iaô, até chegar à mãe-pequena e à mãe de santo, a ekedi não.

Nogueira explica que a Ekedi é escolhida por uma ancestralidade, durante uma festa pública aos orixás ou em rituais internos. “Dizemos, inclusive, que elas são apontadas”, explica.

" A cantora, praticante do Candomblé, é uma 'Ekedi' em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria no comunicado.

A obrigação de um médium umbandista, popularmente conhecida como “Deitar pro Santo” é um período de retiro dedicado ao Orixá, um período de melhoramento, renascimento e resguardo. Existem diferentes requisitos para que um médium seja escolhido para passar pelo processo de deitada.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.

Qual o nome da pomba gira da Anitta? Ekedi há dois anos, a socióloga conta que chegou a ter o cabelo raspado como parte do rito de iniciação, que termina quando “o orixá que escolhe traz você para o salão do terreiro e dá seu nome ”. ANITTA interpreta POMBA GIRA em clip.

Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás.

“Sou cristã, católica, e o que aprendi com minha mãe e meu pai sobre a religião é que a fé habita em você à sua maneira, nas coisas que você acredita. A minha fé se relaciona muito com amor, com paz e energia boa.

As Ekedis (Èkèjí) também podem ser chamadas de Àjòyè, Ìyároba, Makota, a depender da tradição da casa ou nação, não entram em transe, ou seja: não incorporam, pois que, precisam estarem acordadas para exercerem sua função.

Ekedi Sinha, que tem como função zelar, acompanhar, dançar e cuidar do terreiro e do Orixá do terreiro da Casa Branca, em Salvador, participa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Bahia.

27 de maio

A vereadora destacou que a lei 7.455/2023, que instituiu a data 27 de maio como Dia Municipal das Ekedis a partir de um projeto de lei da ex-vereadora Divaneide Basílio (PT), bem como espaços como a Frente Parlamentar dos povos de Matriz Africana, são conquistas que combatem o preconceito e a intolerância religiosa.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.