O que é uma pessoa disforia?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A disforia de gênero é quando a pessoa apresenta sentimentos de angústia significativa ou dificuldade de funcionamento relacionados a um sentimento persistente de que o sexo ao nascimento não corresponde ao seu sentimento interno de ser do sexo masculino, feminino, misto, neutro ou outra coisa (identidade de gênero).

O que fazer para lidar com a disforia
Pessoas com disforia de gênero, mas que não tenham sentimentos de angústia ou depressão, por exemplo, normalmente não precisam de auxílio. No entanto, algumas pessoas podem precisar de psicoterapia, terapia hormonal e, em alguns casos, a cirurgia para mudança de sexo.

Sintomas da disforia de gênero

  1. Preferem se vestir como pessoas do sexo oposto (transvestir-se)
  2. Insistem que pertencem ao sexo oposto.
  3. Desejam acordar como o outro sexo.
  4. Preferem participar de jogos e atividades associados ao outro sexo.
  5. Têm sentimentos negativos em relação aos seus órgãos genitais.

A disforia é um estado de infelicidade generalizada, inquietação, insatisfação ou frustração, e pode ser um sintoma de várias condições de saúde mental. A disforia descreve o desconforto, a aversão, a ansiedade e a depressão que giram em torno do papel social de gênero e/ou das características físicas do sexo.

A disforia social pode aparecer de maneiras inesperadas frente à necessidade de se conformar aos padrões sociais de seu verdadeiro gênero. Por exemplo, muitas mulheres trans relatam sentir a necessidade de cobrir o peito antes da transição por um senso inexplicável de vergonha.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), conhecido também como transtorno de imagem, é uma condição mental relacionada a uma preocupação exagerada com a própria imagem. Essa dismorfia corporal faz com que a pessoa se incomode profundamente com defeitos imaginários ou triviais em seu corpo.

Agênero: identidade definida pela ausência de gênero. Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino.

O que é disforia sensível à rejeição? A disforia sensível à rejeição é uma condição em que a pessoa sente muita dor emocional por causa do medo extremo da rejeição. Seja a rejeição possível ou apenas imaginária.

A disforia de gênero, também conhecida como incongruência de gênero, está presente quando há uma dissonância aflitiva entre o sexo biológico da pessoa e o papel social do gênero a ele associado, conforme atribuído no nascimento, e o senso da pessoa de seu próprio gênero.

Fluido e queer
“Fluido” (ou “gênero-fluido”) designa uma pessoa cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino ou até mesmo ao gênero neutro.

Em meio a tudo isso, surge o distúrbio de imagem, chamado de transtorno dismórfico corporal(TDC), que se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho:quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.

Distúrbio, ainda pouco conhecido , que faz com que pessoas com excesso de peso se enxerguem magras ou abaixo do peso ideal.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

1 - demiboy/demimenino: alguém que se identifica em partes como um garoto/um homem, e em partes com outra identidade de gênero. É possível que a pessoa se identifique como em partes como um garoto/um homem e em partes com alguma outra identidade de gênero sem necessariamente ter essa outra identidade como definida.

Pessoas que se reconhecem no gênero feminino ou masculino, portanto, seriam binárias, em oposição às pessoas não binárias.