O que é uma pessoa de personalidade forte?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental. Veja também: Qualidades de uma pessoa e caráter de uma pessoa.

Como você viu, uma pessoa de personalidade forte traz benefícios para a organização, mas também pode gerar problemas em situações de conflito, devendo ser desenvolvida constantemente. Todavia, elas não podem ser encaradas como perfis negativos. Cada caso deve ser tratado de forma isolada.

O significado de ser altruísta
Quando falamos em altruísmo, estamos falando de indivíduos que têm a característica e a capacidade de realizar ações pensando no bem-estar das pessoas ao seu redor, mesmo que, para isso, tenham que sacrificar os seus próprios desejos e interesses de vez em quando.

A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa. Se sabemos que nossas disposições e fatores mais essenciais não são fixos, temos que fazer a pergunta: a personalidade pode ser deliberadamente alterada? Vários estudos recentes sugerem que pode.

Quando estão dentro de uma equipe são aqueles que têm soluções para os problemas, não se intimidam diante de grandes desafios ou pressão. Já a falta de educação são pessoas com comportamentos e palavras grosseiras e ou indelicados.

O mesmo se pode dizer de alguém que se descreve como tendo uma “personalidade fraca”. Normalmente são pessoas que tendem a ser mais passivas e que se sujeitam às imposições e vontades de outros. Serão, talvez, mais inseguras mas podem decidir que querem mudar as suas respostas perante algumas situações.

Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas suas escolhas, contrário é o indivíduo mau-caráter. Não podemos desprezar nossa capacidade de mudar e evoluir, porém precisamos ter em mente que há condutas que nunca vão mudar.

Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

A pessoa tem duas ou mais identidades e ocorre uma perturbação no seu senso de ser e agir de acordo com a maneira que ela é. A pessoa tem lacunas na memória em relação a eventos diários, dados pessoais importantes e eventos traumáticos – informações importantes que normalmente não seriam esquecidas.

É fundamental reforçar frequentemente o bom comportamento de seu filho, evitando invalidações e repreensões exageradas, para que ele compreenda que tem boas qualidades, que é um filho amado. Tenha consistência em colocar acordos e regras, mas, dentro do possível, deixe a personalidade do seu filho florescer como ela é!

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.

Seja na escola, na faculdade, no trabalho ou até mesmo na própria família, todo mundo conhece alguém com temperamento difícil. Essas pessoas não aceitam ser criticadas, reclamam constantemente, têm humores oscilantes e geralmente têm uma dificuldade enorme em se colocar no lugar do outro.

A pessoa controladora sente a necessidade de ficar de olho em tudo. Ela tenta manejar a vida alheia, oferecendo palpites aqui e ali ou fazendo escolhas pelos outros, principalmente no caso de filhos, cônjuges e amigos íntimos.

"Existem 3 tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que ficam vendo acontecer e as que perguntam: o que aconteceu?". Philip Kotler.

A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. Do jeito que fala e age, não passa outra imagem além dessa.

O tipo invejoso é o mais comum de personalidade, sendo que 30% das pessoas se encaixam nele e 20% em cada um dos outros três grupos. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram respostas de 541 pessoas que se voluntariaram a falar sobre questões sociais e diversos tipos de conflitos.

INFJ

O INFJ é o tipo de personalidade mais rara do mundo, com cerca de apenas 1-3% da população expressando essa composição única.