O que é uma pessoa de mente vazia?

Perguntado por: epires . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Famigerado ditado popular que denota o quanto pode ser perigoso deixar a mente inerte ou falsamente ocupada com conteúdo inútil.

Não é possível esvaziar a mente, mas práticas como meditação podem auxiliar a concentração e o gerenciamento das nossas ideias”, diz o médico Fernando Gomes Pinto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Livrar-se do “lixo mental” não quer dizer não passar por momentos difíceis, mas sim oferecer cuidado a si mesmo durante estes momentos, buscando apoio em técnicas, ajuda profissional e no círculo próximo de pessoas queridas.

A Aphantasia Congênita, conhecida também como “imaginação cega” e “mente cega”, apresenta uma etiologia indefinida, os sintomas são: redução ou ausência de imagens mentais voluntárias. Cerca de 2,5% da população mundial sofre com esta disfunção, afetados por uma incapacidade de imaginar e descrever imagens mentais.

A meditação tem o poder de nos ajudar a nos concentrar, e como é algo contra intuitivo, também ajuda a 'esvaziar a mente'. Além disso, ao meditar, você vai se sentir um pouco menos estressado, o que ajudará a se lembrar um pouco mais do que realmente é importante.” Durma mais para consolidar memórias.

8 técnicas de relaxamento para acalmar a mente

  1. Meditar todos os dias. ...
  2. Praticar 30 minutos de exercício físico. ...
  3. Ter um pensamento positivo. ...
  4. Tirar tempo para você mesmo. ...
  5. Sair com os amigos. ...
  6. Comer bem para se proteger do estresse. ...
  7. Fazer massagens relaxantes. ...
  8. Tomar remédios naturais.

Pessoas com SPA ficam com a mente hiperpensante — ou seja, funcionando com várias ideias simultaneamente, sobretudo projetos de trabalho, e em velocidade intensa.

Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, daquelas que são próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente. Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade.

Distrair-se é uma ótima maneira de afastar a mente desse tipo de coisa negativa, mesmo porque pensar não resolve nada. Quando os pensamentos negativos são recorrentes e incontroláveis, pode ser um sintoma de algo mais grave, como depressão, ansiedade ou transtorno do estresse pós-traumático.

Se você quiser realmente se livrar de pensamentos negativos e indesejáveis, simplesmente rasgue-os e jogue-os no lixo. Pesquisadores descobriram que, quando as pessoas escrevem seus pensamentos em um pedaço de papel e, em seguida, jogam o papel fora, elas mentalmente descartam também os pensamentos.

Como lidar com pensamentos intrusivos?

  1. Procure terapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a mais indicada para tratar padrões de pensamento disfuncionais. ...
  2. Aceite a presença do pensamento. A primeira reação das pessoas costuma ser afastar o pensamento o mais rápido possível. ...
  3. Inicie uma conversa mental positiva.

A resposta é: nem sempre. Para Bereza, as fantasias são necessárias e muitas vezes podem ser uma forma de lidar com algo que é difícil entender. Segundo ele, na infância, esse lugar imaginativo auxilia o processo de desenvolvimento e de entendimento da realidade.

O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz. No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.

O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz. No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.

Para calar a mente, não há outro caminho a não ser a mudança de consciência. E, para mudar a consciência, é preciso querer pois exige um certo esforço e boa vontade. Exige aprendizado através do conhecimento e da compreensão.