O que é uma pessoa de caráter duvidoso?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Mau-caráter é um adjetivo que qualifica o indivíduo que apresenta um caráter negativo, duvidoso, capaz de praticar atos desleais, maldosos e traiçoeiros. Uma pessoa mau-caráter não é considerada confiável e honesta. A forma correta de escrever esta palavra é mau-caráter.

Uma pessoa mau-caráter não é considerada confiável e honesta. Um indivíduo mau-caráter é aquele que age com mau-caratismo, ou seja, de acordo com um comportamento moralmente incorreto, baseado na falsidade e deslealdade e com ausência de escrúpulos.

O caráter é um conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo. Neste sentido, suas atitudes serão coerentes com a sua índole, natureza e temperamento. As qualidades que constituem o caráter de uma pessoa podem ser boas ou más. Assim, determinam o conceito de moral que irá reger as atitudes de uma pessoa.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente perante os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Seus valores e sua moral definem a coerência de suas ações, procedimento e comportamento. Um bom caráter não se deixa levar por alguma proposta duvidosa que parece mais fácil para a realização de algo. Mesmo parecendo o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha.

3. Pessoas de caráter fraco são facilmente influenciáveis e de comportamentos questionáveis como a deslealdade, a desonestidade e a falta de escrúpulos.

Personalidade: “As características próprias e particulares que definem moralmente uma pessoa”. Temperamento: “Conjunto dos aspectos psicológicos e morais que condicionam o modo de ser e de se comportar: temperamento calmo. Dicionário de Filosofia: Caráter: …“uma marca indelével, um sinal permanente ou distintivo”.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

Comportamento inadequado social e moralmente.

Então continue a leitura e veja 7 habilidades que farão de você um profissional bem-sucedido!

  • Liderança. Até quem não pretende trabalhar em cargos de chefia precisa ter um senso de liderança. ...
  • Humildade. ...
  • Motivação. ...
  • Responsabilidade. ...
  • Proatividade. ...
  • Organização. ...
  • Flexibilidade.

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

  1. 1 – Mantenha Sempre o Respeito. ...
  2. 2 – Defina uma Distância Segura. ...
  3. 3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva. ...
  4. 4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem. ...
  5. 5 – Tente o Diálogo.

Deste modo, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história:

  • Sabedoria e Conhecimento.
  • Coragem.
  • Humanidade.
  • Justiça.
  • Temperança.
  • Transcendência.

O caráter de uma pessoa é o conjunto de características, valores e ideais que orientam a sua forma de proceder. Ele começa a se formar bem cedo, ainda na infância. A criança desenvolve essa consciência na medida em que começa a compreender a si mesma e aos outros, bem como na observação do impacto das suas ações.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.