O que é uma pessoa com borderline?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

  1. Mudanças no humor e nos interesses. ...
  2. Sentimentos extremos. ...
  3. Instabilidade nos relacionamentos. ...
  4. Medo de abandono. ...
  5. Problemas de autoimagem. ...
  6. Impulsividade. ...
  7. Agressividade. ...
  8. Dificuldades para confiar.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

As pessoas com borderline apresentam dificuldades de interpretar o estado mental de si mesma e dos outros, por isso, muitas vezes, interpretam de forma equivocada. Ou seja, uma simples falta de resposta pode ser vista como abandono.

Como a pessoa com transtorno de personalidade borderline não gosta de ficar sozinha, o esforço que ela faz para evitar o abandono aparece em forma de crises, como tentativas suicidas, despertando no outro o sentimento de resgate e cuidado com ele.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Uma palavra mal colocada, uma situação inesperada ou uma frustração podem levar o borderliner a um acesso de raiva. Na maioria das vezes, a crise dura poucas horas. É uma explosão. Outra característica importante é que o borderliner não sabe lidar com o êxito.

5 CELEBRIDADES COM TRANSTORNO BORDERLINE:

  1. Princesa Diana (Lady Di) A Princesa Diana foi diagnosticada com Transtorno de personalidade limítrofe (TPL), o Borderline, após a sua morte. ...
  2. Marilyn Monroe. ...
  3. Amy Winehouse. ...
  4. Jeffrey Dahmer. ...
  5. Raissa Barbosa.

Os transtornos de humor mais comumente confundidos com o Transtorno de Personalidade Borderline são a depressão e o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB).

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

O Transtorno Borderline deve ser tratado pelo profissional da saúde mental, em geral a melhor opção é um trabalho conjunto do psiquiatra e do psicólogo.

Reage de forma agressiva ou até mesmo sarcástica verbalmente, sentindo-se culpabilizados no momento seguinte, pelo seu comportamento desadequado. Quando efetivamente passam por uma situação real de abandono, podem ocorrer uma ideação paranoide transitória, que pode durar minutos ou dias.

A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade. Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.

Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos. Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.