O que é uma pessoa candanga?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Designa uma mulher mal vestida, sem educação, sem escrúpulos.

Significado de candanga: Mal vestida, desocupada, feinha, sem estudos, sem ocupação, sem educaç...

nome feminino
[Brasil] Carinho falso ou elogio interesseiro.

Significado de Chucro
[Por Extensão] Quem age ou se comporta de modo bruto, sem gentileza; grosseiro. [Por Extensão] Sem capacidade para desenvolver certos trabalhos e/ou atividades.

Acompanhante fedido, namorado ou ficante de seus amigos, normalmente pardos.

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.

Candango é o termo pelo qual ficaram conhecidos os operários que trabalharam na obra de construção da nova capital, Brasília, e em toda a infraestrutura necessária para sustentar essa atividade.

A expressão que causou mais rebuliço entre os internautas participantes foi “tilanga”, usada, de forma pejorativa, para se referir a mulheres fáceis, jovens que se vestem de forma vulgar.

A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. Em janeiro de 1957, a estimativa era de 2.500 trabalhadores.

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Nascer na Capital Federal é se ser brasiliense e candango.

O significado das palavras é estudado pela semântica, a parte da gramática que estuda não só o sentido das palavras como as relações de sentido que as palavras estabelecem entre si: relações de sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia,...

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Pessoas mexeriqueiras, pessoa que mexe em tudo, revira tudo. Uma pessoa que pula daqui, pela dali, revira, remexe, pode-se conderar uma pessoa mexeriqueira. Ex: Zezinho das Candongas.

Indica algo insignificante e confuso.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Para os gaúchos, rengo é o mesmo que algo torto ou empenado, enquanto cusco é um modo como os gaúchos chamam os cachorros.

Palavra que se remete a ladrão de moto. Morador da favela metido a rico; Palavra relativa a quem rouba motos.