O que é uma pessoa binária e não binário?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Pessoas que se reconhecem no gênero feminino ou masculino, portanto, seriam binárias, em oposição às pessoas não binárias. Pode parecer confuso no começo, mas basta pensar que os não binários se veem à margem da dualidade homem versus mulher, que constitui a norma de gênero na nossa sociedade.

Algumas pessoas não-binárias podem se identificar como: gênero queer, gênero fluído, agênero, gênero neutro, bigênero, pangênero, multigênero, genderless, intergênero, entre outros. As expressões dessas identidades são extremamente variadas, divergindo de indivíduo a indivíduo, assim como de contexto a contexto.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Números binários, são números que só possuem 0 ou 1, por exemplo 1010011010. Nós estamos acostumados a usar números decimais, que são formados por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, como por exemplo, 24601, mas dentro do computador, os números são sempre binários.

Embora a luta não-binária tenha ganhado força há pouco tempo, essa identidade não é inédita na história da humanidade, muito pelo contrário. Existem registros de povos da antiguidade que não se limitavam apenas ao masculino e ao feminino para experienciar o gênero, como os Mahu, na Polinésia, uma sub-região da Oceania.

A conta de Instagram de Nixon-Reid mostra um estilo que consiste de camisas grandes, com botões, e correntes, mas também ternos, echarpes e chapéus.

Pessoas não binárias sentem que sua identidade de gênero não pode ser definida dentro das margens da binariedade”, explica a organização LGBT Foundation. “Em vez disso, elas entendem o gênero de forma que ultrapassa a mera identificação como homem ou mulher.”

E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Bissexual: sente atração pelos gêneros feminino e masculino. Pansexual: sente atração por outras pessoas, independentemente se é gay, hétero, bi, masculina, feminina, transgênera, não binária etc.

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Queer é um termo de origem inglesa que, há algum tempo, era utilizado de forma pejorativa. Hoje, representa uma identidade, uma teoria e compõe a sigla LGBTQIA+. Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero.

Tipos de não-binariedade
Bigênero: Pessoas bigênero se identificam como tendo dois gêneros simultaneamente, podendo ser masculino e feminino, masculino e não-binário, feminino e não-binário, ou outros. Agênero: Indivíduos agênero não têm uma conexão ou identificação com nenhum gênero específico.

Ao contrário do não-binário, aquele que se identifica com o gênero binário se vê como homem ou mulher, como alguém do sexo masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero. Vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa e não dependem entre si.

O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos. A criação do sistema de numeração binária é atribuída ao matemático alemão Leibniz.